Idiomas

PortugueseEnglishSpanishFrench

Maker Space

O Mundo Maker chega ao Galois em 2020 com uma proposta de unir o empreendedorismo, a tecnologia e as matérias estudadas em sala de aula. O projeto

As aulas maker proporcionam o desenvolvimento de competências nas áreas da elétrica e eletrônica, robótica, programação, empreendedorismo e o trabalho manual, além das competências socioemocionais como: empatia, comunicação, trabalho em equipe, relacionamento, resolução de problemas, autonomia, autoconhecimento e atenção plena.

Há 15 anos praticamos o que só hoje está sendo cobrado em todo o Brasil com a proposta da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Contemplamos o uso da tecnologia, que deixa de ser uma ferramenta e torna-se um objeto de conhecimento, no qual o aluno deve estar preparado para interagir, pesquisar e criar seu próprio conteúdo com responsabilidade, fomentando a comunicação.

O Maker Space tem como objetivo inspirar, potencializar e transformar a educação, integrando diversas áreas do conhecimento e dando aos aprendizes a posição central no processo de aprendizagem.

  • Aprender a aprender: Tornar indivíduos flexíveis, capazes de buscar recursos e aprendizados para aprender.
  • Aplicar o conhecimento: Tornar indivíduos capazes de transformar teoria em prática, aprendendo de uma forma significativa.
  • Explorar novos territórios: Tornar indivíduos abertos e dispostos a explorar o desconhecido, que arriscam e aprendem com os erros.
  • Ser um agente inovador: Tornar indivíduos que inovam e criam novas realidades.

O estudante torna-se o agente transformador do seu entorno, com criatividade, inovação e paixão pelo que faz.

Em parceria com a Mundo Maker, o Galois iniciou o Programa de Educação Tecnológica, para o 8º e 9º ano.

Mundo Maker

O MundoMaker é uma escola de inovação e tecnologia que surgiu com a intenção de proporcionar experiências de aprendizagem que ajudam crianças, jovens e adultos a despertar seus potenciais criativos e empreendedores. As práticas foram embasadas na Educação Integral e na Aprendizagem Criativa e em valores como Acolhimento, Respeito, Empatia e Segurança (ARES).

O MundoMaker atua com ingredientes-chave para inspirar, potencializar e transformar a educação integrando diversas áreas do conhecimento e dando aos aprendizes a posição central no processo de aprendizagem.

Como funciona?

No Galois o MundoMaker é ofertado dentro da grade curricular, para os estudantes do 8º e 9º ano, com o programa MakerLab. Os estudantes participam de sessões semanais de 90 minutos onde realizam atividades que promovem o trabalho em equipe e criatividade. Para isso, cada estudante adquiri uma caixa inspiramaker, com todo o material necessário para a construção de um projeto, além de um diário de bordo para registro individual do desenvolvimento do projeto.

O processo de aprendizagem pode ser registrado e avaliado por fotos, vídeos, desenhos, anotações, áudios, pesquisas que ficam disponíveis para análise, onde é realizada uma avaliação formativa pelo professor, o makerfolio.