OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - Colégio Galois

OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Não perca a chance de participar da OBA 2023!

Todos os alunos do 6º ano ao Ensino Médio estão convidados a participar da 26ª OBA, que acontece neste ano.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos, do ensino fundamental ao médio, em todo o território nacional e no exterior, desde que por escolas de língua portuguesa. A OBA tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais, escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

COMO FUNCIONA?

As provas serão em quatro níveis distintos e numa ÚNICA FASE. Ofereceremos o nível 3, destinado aos alunos do ensino fundamental, regularmente matriculados, do 6º ao 9º ano e o nível 4, destinada aos alunos do ensino médio, regularmente matriculados, da 1ª a 3ª série. Esta prova tem duração de 2 horas para o nível 3 e 3 horas para o nível 4.

O concurso será presencial e acontecerá no dia 19/5 (sexta-feira), tendo início às 14h.

Os alunos que desejarem conhecer o modelo de prova que é aplicado devem entrar no site http://www.oba.org.br/site/. Lá encontrarão as provas das edições anteriores da Olimpíada e os respectivos gabaritos.