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A etapa regional do projeto F1 realizada no último domingo, 1, no ginásio do Colégio Galois, em Brasília, agitou os ânimos das torcidas. Seis equipes participaram da seletiva: três do DF (Team Mako, Flame Wolf e The Quarks), uma do Amapá (Fire Glow) e duas de Pernambuco (Falcon Racing e Phoenix), competindo nas categorias Projeto Social, Pit, Melhor Engenharia, Carro Mais Veloz, Apresentação Verbal, Marketing e Mídias Digitais, Identidade da Equipe, Portfólio e Estande e Corrida.
F1 nas Escolas é um projeto educacional internacional de empreendedorismo STEM, que trabalha as disciplinas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, além de design e outras habilidades. A iniciativa desafia jovens de 12 a 19 anos a criar uma microempresa que funcionará como uma escuderia da principal categoria do automobilismo mundial.
E quem se classificou na acirrada competição deste ano foram os times Team Mako, Falcon Racing e Phoenix. Todas estarão em São Paulo, 9 e 10 de abril, lutando por uma vaguinha no circuito internacional, que será realizado em Cingapura, e pelo prêmio nacional.
“Ser o piloto do carro é uma responsabilidade muito grande, porque o tempo de reação é um dos fatores determinantes no resultado. É preciso muita concentração na hora que você está lá, focar nas luzes. Mas o trabalho da minha equipe também foi fenomenal. Porque o carrinho se recuperava na pista, mesmo quando eu não largava muito bem. Nós estamos muito animados”, comemorou João Pedro Carvalho, piloto da escuderia campeã Team Mako, representante do Galois, DF.
O professor de Robótica do Galois, Rodrigo Carvalho, comemorou o sucesso do evento e exaltou como o projeto coloca a prática nas mãos dos estudantes. Para ele, por meio do F1 nas Escolas os estudantes aprendem na prática disciplinas como Física (aerodinâmica e atrito), Matemática (elaboração de orçamento e controle de planilhas), Química (teoria dos gases), Português (produção de conteúdo para o portfólio, site e mídias sociais), Artes (criação de logotipo, marca e material promocional) e Inglês (regras e informações sobre o programa são extraídas da página do F1 in Schools, originalmente na língua inglesa).
“Esse projeto abrange várias áreas e desperta o interesse em aprender. Todos esses meninos trabalharam muito para chegar até aqui e é emocionante ver a vibração deles ao superar as etapas. Espero que mais escolas adotem o F-1 nas escolas porque ele está completamente alinhado com as diretrizes estabelecidas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) elaborada pelo Ministério da Educação. Com essa proposta a gente desenvolve as diversas competências que vão tornar o aluno mais preparado para enfrentar melhor os desafios no futuro”, finaliza Rodrigo.
Eis alguns cliques do campenato realizado no último domingo, 1º de março