Idiomas

PortugueseEnglishSpanishFrench

O currículo Lattes é uma das ferramentas mais importantes do mundo acadêmico. É por meio dele que os profissionais podem relatar suas experiências, entrar em contato com outros profissionais e ter acesso a documentos e materiais de estudo. Foi criado em 1999 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para atender a necessidade de reunir, em uma única plataforma, a jornada acadêmica de estudantes, pesquisadores e docentes de ensino superior no Brasil.

O cadastro na plataforma é gratuito e indispensável para quem deseja seguir carreira acadêmica, se matricular em curso de pós-graduação stricto sensu e realizar pesquisas. Por isso, manter o Currículo Lattes com as informações completas e corretas é um diferencial para todo profissional de nível superior no Brasil. Seja para quem pretende ingressar no mercado de trabalho empresarial, para quem pretende seguir a carreira acadêmica ou quem já está nesses caminhos.

#DICAPROJETODEVIDAGALOIS: é importante se certificar que todos os dados disponíveis para cadastro sejam preenchidos e verídicos.

Mas por que precisamos pensar nele já no Ensino Médio? Quanto mais experiência você tiver com a plataforma, melhor. Além disso, no currículo Lattes, é possível inserir suas habilidades, como domínio de idiomas, e todos os eventos com viés acadêmico que você participou, seja como ouvinte, apresentando pôsteres ou trabalhos.

Como faço para criar meu Currículo Lattes?

Para cadastrar seu Currículo Lattes na plataforma é bastante simples. Basta seguir os seguintes passos:

1. Acessar o site da Plataforma Lattes. https://lattes.cnpq.br/

2. Clicar em Cadastrar novo currículo.

3. Preencher os dados básicos de cadastro e criar uma senha.

4. Preencher os dados relativos às informações pessoais.

5. Informar um endereço, que pode ser residencial ou profissional.

6. Informar a formação acadêmica já concluída e a formação acadêmica em andamento.

7. Inserir os dados relativos à empresa ou à instituição onde trabalha.

8. Preencher os dados referentes à área de atuação (Jornalismo, Engenharia, Odontologia, etc.) e às habilidades linguísticas (de acordo com o seu nível de compreensão).

9. Submeter o seu currículo Lattes. Dentro de um prazo de 24 horas, o currículo estará na Plataforma Lattes.