Idiomas

PortugueseEnglishSpanishFrench
Entenda a relação entre trabalho voluntário e carreira profissional - Colégio Galois

Entenda a relação entre trabalho voluntário e carreira profissional

Com a crescente competitividade no mercado de trabalho, os estudantes se veem sempre diante da necessidade de aprimorar seu perfil para alcançar melhores oportunidades. A boa notícia é que não há apenas uma maneira de fazer isso. Por exemplo, uma estratégia bastante útil e ainda pouco reconhecida é o trabalho voluntário. Isso mesmo! Muitas pessoas ainda não se deram conta que essa experiência é muito rica e nós mesmos somos os maiores beneficiados. Além de ajudar o próximo e ampliar nossa experiência de vida, o conhecimento adquirido como voluntário nos ajuda ainda nos processos seletivos, pois colabora e muito no desenvolvimento de diversas habilidades que o mercado atual tanto busca.

Então, que tal descobrir o que é o voluntariado e por que vale a pena se envolver nele?

Trabalhar de forma voluntária significa realizar atividades de interesse social sem receber remuneração em troca. A realização de tarefas desse tipo não está relacionada ao lucro, mas sim ao objetivo de ajudar alguém ou alguma comunidade. Assim, o trabalho voluntário é um exercício de cidadania e solidariedade, que pode ser usado para impulsionar mudanças sociais importantes. São exemplos de trabalhos voluntários: ensinar atividades manuais, distribuir alimentos e agasalhos para moradores de rua, participar de projetos esportivos, ministrar aulas em projetos sociais, entre outros.

Ou seja, o voluntariado se organiza de maneira muito diversa em relação às atividades, aos locais de trabalho e à carga horária. Por isso, é possível se dedicar a ele de acordo com seus limites. Uma pessoa pode dedicar um turno todos os dias, enquanto outras contribuem apenas um dia por semana, segundo suas possibilidades de horário. Além disso, há oportunidades para essa atuação no seu bairro, em outras regiões da cidade e, até mesmo, em estados ou países diferentes. Essa flexibilidade é outra característica do trabalho voluntário. Existem pessoas trabalhando com educação de crianças em igrejas, fazendo comida para moradores de rua ou participando de mutirões para limpeza do meio ambiente, por exemplo.

Há ainda outra liberdade de escolha importante: é possível ser voluntário nas mais variadas áreas profissionais. Dessa maneira, o voluntário pode optar por descobrir novos talentos ou atuar no seu campo profissional.

Que benefícios essa experiência traz?

O trabalho voluntário é uma iniciativa muito vantajosa tanto para quem usufrui dos serviços quanto para aqueles que oferecem seu tempo e esforço na organização. Um dos principais benefícios é a sensação de compromisso social. Afinal, o voluntariado é uma maneira de se doar para causas importantes, impactando positivamente a vida de pessoas e comunidades.

Exercer essas atividades também é uma oportunidade de ampliar a experiência de vida e o círculo social. Ter contato com pessoas de realidades diferentes expande os conhecimentos e a sensibilidade. Assim, não é só a vida dos usuários que será modificada nessa ação. Todos passam por transformações importantes.

Nesse sentido, o autoconhecimento é uma das vantagens centrais do trabalho voluntário. Esse aspecto se desenvolve tanto no quesito pessoal quanto profissional. Além de se conhecer mais e avaliar suas escolhas rotineiras, quem ajuda também aproveita a possibilidade de se testar na profissão, identificando os fatores que lhe motivam ou não.

Logo, essas experiências poderão ser incluídas no currículo, destacando o período em que aconteceram e um breve relato de quais foram os aprendizados e desafios enfrentados.

Sabemos que as oportunidades para realizar um trabalho voluntário são inúmeras, ainda mais em nosso país, que necessita de todos os tipos de recursos e ajuda. É primordial que a atividade te proporcione prazer e faça sentido para você, assim como deve acontecer na vida profissional.