Idiomas

PortugueseEnglishSpanishFrench
Como a família pode ajudar no Projeto de Vida do estudante - Colégio Galois

Como a família pode ajudar no Projeto de Vida do estudante

Ter grandes perspectivas de futuro é uma forma eficaz do adolescente compreender que vale a pena investir nos estudos

Ter perspectiva de futuro é uma forma eficaz do jovem compreender que vale a pena investir nos estudos. E neste caminho, além da escola, é fundamental a importância dos pais contribuírem para despertar em seus filhos esta visão. Este é um dos pontos principais para o sucesso na construção de um Projeto de Vida, no qual o adolescente vislumbra qual atuação profissional lhe atrai e que estilo de vida ele pretende adotar.

Mas vale ressaltar que a construção do Projeto de Vida é muito mais que sonhar em ter uma profissão que lhe permita uma vida de luxo, casa na praia, tênis da última moda, viajar para o exterior, como muitos jovens fazem, por exemplo. Metas que simplesmente terminam quando alcançadas podem até trazer frustrações por parecerem sem sentido depois de conquistadas. Ou seja, não é tomar decisões em um objetivo pautado apenas no consumo. Por isso, nos tempos atuais, os jovens precisam ainda mais desta ajuda dos pais na construção de sua perspectiva futura.

Quando falamos em construir um Projeto de Vida, estamos falando em estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo de realizações concretas para a vida, como entrar em uma universidade, escolher e investir em uma profissão, ter amigos, construir família, viver em um lar equilibrado, ajudar outras pessoas, transformar o mundo, entre outras realizações. Ou seja, é algo maior, que talvez se passe a vida inteira buscando realizá-lo.

E como a família pode ajudar neste processo? Um importante passo é participar, ampliando as perspectivas dos filhos. É ajudando-os a enxergar além dos benefícios diretos de se construir uma carreira. É ver ao longe valores maiores, como transformação social, inclusão e solidariedade. Não é fácil este diálogo em casa, mas os pais precisam vencer o cansaço do dia a dia e se envolverem com seus filhos e cobrar que a escola cumpra seu papel, ajudando neste processo.

Quer mais dicas de como ajudar seu filho a construir uma visão positiva do futuro?

Participe do planejamento

Seu filho mostrou desejo de conhecer o mundo? Então, que tal descobrirem juntos as opções de carreira que podem levar a isso, como diplomata e relações internacionais? Listem quais desafios e as habilidades essas carreiras exigem e como é possível desenvolvê-las. Se a filha ou o filho sonha em ter uma doceria, vale conversar sobre a importância do empreendimento e traçar metas para alcançar este objetivo. Mantendo o tom motivador, os pais devem ajudar seus filhos a pensarem nas ações necessárias para se concretizar o que se deseja, como se é preciso aprender um idioma, fazer um curso específico, por exemplo.

Não desmotivar

Os pais não devem se tornar agentes de desmotivação do sonho do filho, mesmo que ele apresente uma visão fantasiosa de seu futuro ou que pareça inalcançável. Ao contrário, a mensagem deve ser sempre motivadora. É esta a função dos pais: ajudar os filhos a cultivarem seus sonhos e regar, de vez em quando, para ajudar, acompanhando de perto e perguntando se o filho evoluiu na ideia que tinha, como está pensando em realizar, etc. Esse acompanhamento de perto é fundamental para a construção de um promissor Projeto de Vida.

Ter grandes perspectivas de futuro

Seja qual for o desenho do projeto de vida do filho, os pais devem estimular, em suas conversas, sobre como desenvolvê-lo além do imediato. Isso quer dizer que é importante levar à reflexão sobre o que mais aquele projeto de vida trará, além de uma carreira profissional ou estabilidade financeira. É realmente olhar o futuro e os frutos desse projeto. Além disso, é importante conversar sobre qual a função de impacto social e como desempenhá-la será recompensador do ponto de vista da realização pessoal.