Idiomas

PortugueseEnglishSpanishFrench

Você está preparado para o futuro? Nós te ajudamos.

Nos dias de hoje, a conquista do sucesso profissional e pessoal está entre os principais desejos dos jovens. No entanto, muitas vezes, construir uma carreira sólida e alcançar o êxito no mundo corporativo se torna o maior objetivo da vida de muitos estudantes, causando angústia e ansiedade. Mas o que poucos sabem é que a conquista de uma carreira de sucesso começa muito antes de entrar na universidade: o caminho para alcançar os objetivos deve ser traçado ainda na escola, com ajuda dos professores e da família.

Por isso, por meio da Lei nº 13.415/2017, que estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional, o Novo Ensino Médio torna obrigatório que o Projeto de Vida dos estudantes seja aplicado na sala de aula para que o aluno possa desenvolver, o quanto antes, determinadas habilidades, como cooperação, compreensão, saber defender suas ideias, dominar as tecnologias, respeitar e analisar o mundo ao seu redor. E mais: para que ele faça a escolha do curso mais assertiva e tenha ainda mais êxito em sua profissão.


No Colégio Galois, essas experiências são proporcionadas para os alunos com a orientação dos professores, respeitando a autonomia para que cada jovem tome as suas próprias decisões. Dessa forma, os estudantes constroem seu próprio Projeto de Vida, de acordo com suas preferências, aperfeiçoando ainda mais suas habilidades e competências.


O Projeto de Vida Galois proporciona experiências para o aluno aprender sobre a realidade, os novos desafios da contemporaneidade (sociais, econômicos, tecnológicos e ambientais) e a tomada de decisões éticas e fundamentadas, formando sujeitos mais críticos, criativos, autônomos e responsáveis. Tudo isso trabalhado em três dimensões diferentes: pessoal, social e profissional.


Pessoal

Na dimensão pessoal, os estudantes do Colégio Galois trabalham as competências socioemocionais e o autoconhecimento, colaborando para o protagonismo do aluno no desenvolvimento de suas capacidades de reflexão, interpretação, proposição e ação, que são essenciais para sua autonomia pessoal, profissional e intelectual. Os aspectos envolvidos nesse processo incluem a construção de identidade e valores, o reconhecimento da família e a forma de identificar e lidar com os sentimentos.


Social

A dimensão social envolve as relações interpessoais, o reconhecimento do estudante como cidadão e seu papel na sociedade e a realidade do mundo em que vivem. Para desenvolver essa área no Projeto de Vida Galois, as atividades em grupo e o desenvolvimento de um senso de responsabilidade com o bem comum são essenciais. Logo, promovemos a atuação dos indivíduos na sociedade para a solução de problemas coletivos, desde a escola até a comunidade, assim como o desenvolvimento de empatia e ética.


Profissional

Essa dimensão tem como foco o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para atender às exigências do mercado de trabalho, como conhecimento teórico e prático sobre cada área de atuação. Para se adequar ao perfil do profissional do futuro e à constante transformação do mercado de trabalho, o Projeto de Vida Galois aborda temas como o uso saudável da tecnologia, empreendedorismo, inovação, habilidades socioemocionais, entre outros.

O Projeto de Vida nunca termina, ele vai além da sala de aula e da escola e é para toda a vida.

No vídeo, a Professora Valéria Arantes, da Universidade de São Paulo, reflete sobre aspectos que permeiam o conceito de projetos de vida.

Quarta Revolução Industrial

Além da educação socioemocional, no Projeto de Vida, é necessário nos prepararmos para as futuras profissões que nos aguardam. Um mundo mais inteligente e conectado, que está sendo construído em volta de nós, agora mesmo.