Idiomas

PortugueseEnglishSpanishFrench

Está preparado para o futuro? Nós ajudamos você.

Além de preparar o estudante para os vestibulares mais concorridos do Brasil, vamos oferecer ainda mais oportunidades para ele se autoconhecer, se autogerenciar, se relacionar bem consigo mesmo e com os outros: pais, familiares e amigos. O nosso aluno vai construir a própria história, desenvolvendo criatividade, resiliência, empreendedorismo e cooperativismo, tornando-se mais preparado para a Quarta Revolução Industrial e as futuras profissões que os aguardam. É um mundo mais inteligente e conectado, que está sendo construído em volta de nós, agora mesmo.

Nos dias de hoje, a conquista do sucesso profissional e pessoal está entre os principais desejos dos jovens. No entanto, muitas vezes, construir uma carreira sólida e alcançar o êxito no mundo corporativo se torna o maior objetivo da vida de muitos estudantes, causando angústia e ansiedade. Mas o que poucos sabem é que a conquista de uma carreira de sucesso começa muito antes de entrar na universidade: o caminho para alcançar os objetivos deve ser traçado ainda na escola, com ajuda dos professores e da família.

Por isso, por meio da Lei nº 13.415/2017, que estabelece as diretrizes e as bases da educação nacional, o Novo Ensino Médio torna obrigatória a aplicação do Projeto de Vida na sala de aula, para que o aluno possa desenvolver, o quanto antes, determinadas habilidades, como cooperação e compreensão, saber defender suas ideias, dominar as tecnologias, respeitar e analisar o mundo ao seu redor; e mais: para que ele faça a escolha certa do curso e tenha ainda mais êxito em sua profissão.


No Colégio Galois, essas experiências são proporcionadas para os alunos com a orientação dos professores, respeitando a autonomia para que cada jovem tome as suas próprias decisões. Dessa forma, os estudantes constroem seu próprio Projeto de Vida, de acordo com suas preferências, aperfeiçoando ainda mais suas habilidades e competências.

O Projeto de Vida Galois proporciona experiências para o aluno aprender sobre a realidade, os novos desafios da contemporaneidade (sociais, econômicos, tecnológicos e ambientais) e a tomada de decisões éticas e fundamentadas, formando sujeitos mais críticos, criativos, autônomos e responsáveis. Tudo isso é trabalhado em três dimensões diferentes: pessoal, social e profissional.

Pessoal

Na dimensão pessoal, os estudantes do Colégio Galois trabalham as competências socioemocionais e o autoconhecimento, colaborando para o protagonismo deles mesmos no desenvolvimento de suas capacidades de reflexão, interpretação, proposição e ação, que são essenciais para sua autonomia pessoal, profissional e intelectual. Os aspectos envolvidos nesse processo incluem a construção de identidade e valores, o reconhecimento da família e a forma de identificar e lidar com os sentimentos.

Social

A dimensão social envolve as relações interpessoais, o reconhecimento do estudante como cidadão e seu papel na sociedade e na realidade do mundo em que vive. Para desenvolver essa área no Projeto de Vida Galois, as atividades em grupo e a formação de um senso de responsabilidade com o bem comum são essenciais. Logo, promovemos a atuação dos indivíduos na sociedade para a solução de problemas coletivos, desde a escola até a comunidade, assim como o desenvolvimento de empatia e ética.

Profissional

Essa dimensão tem como foco o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para atender às exigências do mercado de trabalho, como conhecimento teórico e prático de cada área de atuação. Para se adequar ao perfil do profissional do futuro e à constante transformação do mercado de trabalho, o Projeto de Vida Galois aborda temas como o uso saudável da tecnologia, empreendedorismo, inovação, habilidades socioemocionais, entre outros.

Como tudo isso será aplicado na prática Galois?

No Galois, os alunos vão vivenciar o Projeto de Vida de diferentes maneiras:

  • Disciplina Projeto de Vida: obrigatória e ministrada durante os Itinerários Formativos;
  • Site Projeto de Vida: uma ferramenta on-line para ajudar os alunos nos desafios rumo a 2030. Com cinco abas principais: Soluções Educacionais; Valores Sociais e Emocionais; Processos Criativos e Empreendedorismo; Vida Social e Natureza; e Mundo do Trabalho, o estudante receberá, semanalmente, conteúdos exclusivos para que ele possa desenvolver determinadas habilidades, como cooperação, compreensão, saber defender suas ideias, dominar as tecnologias, além de respeitar e analisar o mundo ao seu redor. E mais: conteúdos que vão ajudar o aluno a fazer uma escolha mais certa da faculdade, para ter ainda mais êxito em sua profissão.
  • Aprender a aprender: técnicas e soluções educacionais exclusivas para engajar e motivar o aluno a colocar em ação o hábito estudo.
  • Prática de Ensino 4.0: os alunos que tiverem interesse de aprofundar ainda mais o conhecimento terão a oportunidade de vivenciar experiências da universidade ainda no Ensino Médio. Para isso, durante o semestre, professores de diferentes universidades serão convidados a ministrar práticas para que os estudantes tenham a experiência da profissão. Essas atividades não são obrigatórias e estão divididas em três eixos: Saúde, Exatas e Humanidades. São oferecidos diferentes workshops ao longo do semestre, como oficinas de suturas, aferição de pressão e microscopia invertida para os alunos que pretendem conhecer a área da saúde. Robótica, gameficação e inteligência artificial para os de exatas. E oratória, aulas de mídias sociais e empreendedorismo para aqueles que pretendem se aproximar das carreiras de humanidades e comunicação. As práticas não são obrigatórias e terão custo adicional, de acordo com cada workshop e uso de material necessário.
  • Desafio Empreendedor: oficinas para motivar o empreendedorismo e a liderança entre os jovens. Eles vão resolver desafios na rotina de empresas, construindo planejamento estratégico e habilidades de conhecimentos vitais para a formação pessoal e profissional dos estudantes.
  • Palestra socioemocional: parte do Projeto de Vida, são encontros para cada série do colégio com vistas a fortalecer o socioemocional. Essas atividades, não obrigatórias, incluem ainda a participação dos pais e treinamentos para professores e colaboradores, a fim de fomentar ainda mais essa cultura no Galois.
  • Enem voluntário: para colocar em prática o que aprendem em sala de aula, os alunos do Ensino Médio Galois são protagonistas de um projeto social voltado a oferecer revisão para o Enem a estudantes de escolas públicas. A maratona voluntária é realizada uma vez por semestre. É uma oportunidade para o estudante treinar o conhecimento participando de forma efetiva e transformadora do mundo ao qual pertence.
  • Portfólio Digital: para o estudante registrar todas as suas conquistas e traçar melhor as suas metas, o Projeto de Vida Galois estimula o aluno a criar o próprio portfólio digital. Com orientação de professores e colaboradores doutores em comunicação, o estudante vai construir seu perfil, destacando suas principais habilidades e experiências, como trabalhos, cursos, apresentações em eventos e olimpíadas. No portfólio, o aluno poderá registrar ainda dicas e curiosidades para impulsionar seus estudos.

Dessa forma, os estudantes do Colégio Galois constroem seu próprio Projeto de Vida, de acordo com suas preferências, aperfeiçoando ainda mais suas habilidades e competências.

O Projeto de Vida nunca termina, pois vai além da sala de aula e da escola e é para toda a vida.

No vídeo, a Professora Valéria Arantes, da Universidade de São Paulo, reflete sobre aspectos que permeiam o conceito de projetos de vida.

Quarta Revolução Industrial

Além da educação socioemocional, no Projeto de Vida é necessário nos prepararmos para as futuras profissões que nos aguardam. É um mundo mais inteligente e conectado, que está sendo construído em volta de nós, agora mesmo.