O Projeto Integrador é parte da dinâmica acadêmica do Colégio Le Petit Galois, prevendo um planejamento no processo educacional e priorizando a busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos.

 

A leitura está presente em nossa sociedade nas mais diversas situações por que passamos e espaços que frequentamos: em casa, na escola, na igreja, no shopping; quando lemos uma notícia, preenchemos um formulário, fazemos uma lista de compras, redigimos um currículo, uma carta ou um bilhete e até quando separamos um tempo dedicado à fruição. Ler é, portanto, uma atividade ligada ao dia a dia da nossa sociedade, quer nas atividades consideradas obrigatórias, quer nas atividades de lazer. Apesar disso, nem todas as pessoas conseguem desenvolver a leitura como atividade de fruição. Algumas ainda apresentam dificuldades em ler textos multissemióticos, cada vez mais presentes em nosso cotidiano pós-revolução tecnológica. A esse respeito, a Base Nacional Comum Curricular considera que:



A formação do leitor competente acontece quando há três fatores presentes em sua trajetória de vida: acesso aos livros e materiais de leitura, vínculo afetivo na mediação entre o estudante e o livro e um mediador com formação sólida que ame a leitura.

 

No Colégio Le Petit Galois, esses fatores são oferecidos por meio de um currículo integrador, que busca a contextualização, que considera o papel ativo dos estudantes na construção do conhecimento e que investe na formação dos professores.

 

Assim, considerando que a proposta pedagógica do Colégio Le Petit Galois compreende que o conhecimento é construído pelos alunos por meio da interação com o meio socio-histórico no qual estão inseridos e que os conteúdos devem ser trabalhados de forma integrada, contextualizada e interdisciplinar, a equipe pedagógica propôs o trabalho com a literatura infantil como o tema do Projeto Integrador de 2019, tendo como título “Uma viagem pelo mundo da leitura”.


Objetivos

 

- Apreciar a leitura de diversos gêneros textuais.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita dos educandos, utilizando a narrativa dos livros.
- Promover a concentração e atenção.
- Estimular a procura de outros livros.
- Instigar a imaginação, fantasia, criatividade.
- Descobrir talentos na área de linguagem.
- Desenvolver habilidades e o prazer pela leitura e escrita.
- Refletir sobre a escrita convencional das palavras.
- Ampliar o repertório e o vocabulário.
- Estabelecer relações entre linguagem oral e linguagem escrita.

O projeto será trabalhado bimestralmente, por meio das atividades curriculares, tais como: Projetos Literários, Mostra Cultural, Feira do Livro, Mostra de vídeos-minuto, vlogs, e-zines, Torneio Interno, Passeios Pedagógicos, Projeto Hábitos de Estudos, Projeto Capitão e Vivendo e Aprendendo.


Desenvolvimento do trabalho

 

Em cada um dos segmentos, o trabalho com a leitura será transversal nos diferentes campos de experiências e componentes curriculares, a saber.

No Ensino Fundamental, a leitura será trabalhada de forma transversal nos seguintes componentes: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Ensino Bíblico, incluindo-se os espaços pedagógicos do Vivendo e Aprendendo.