O Projeto Integrador é parte da dinâmica acadêmica do Colégio Le Petit Galois, prevendo um planejamento no processo educacional e priorizando a busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos.

 

A escolha do tema para nortear as atividades pedagógicas em 2018 visa possibilitar e traçar linhas de ações que permitam alcançar propostas que privilegiem vivências de fortalecimento dos valores formativos do Ser. O projeto passa a ser um recurso de entretenimento capaz de trabalhar a formação de valores dentro e fora do espaço escolar.

 

O “ser” está focado nas atividades do mundo interno e está associado respectivamente, aos nossos valores e as experiências afetivas que vivemos. O “ter” foca as atividades do mundo externo e se reduz ao que possuímos: propriedades, dinheiro e fenômenos sociais.


A sociedade atual passa por várias transformações, sobretudo no campo das relações humanas, o ser humano tem privilegiado o ter com grande apego aos bens materiais, e não se preocupa com o ser, que podemos definir como a busca de virtudes. Hoje, privilegia-se o que as pessoas valem pelo patrimônio material e não pelas qualidades que possuem.

 

É preciso ressaltar a importância da família na consolidação ética e moral das crianças, assim como na formação do caráter dos filhos. Cabe à escola instrumentalizar mecanismos que possibilitem estabelecer uma relação de equilíbrio entre o material e o moral, em forma de ensaios para a vida adulta.


Como será abordado?

 

1° bimestre -> Eu na família

- O eu 
- Família, nosso bem maior 
- Princípios básicos de vida 
- Cuidando e cuidados 
- A gentileza e o trato com outro 
- Afeto

 

2° bimestre -> Eu e o outro

- A importância que damos ao exemplo a nossos congêneres sociais. 
- Devemos tratar coisas como coisas e tratar as pessoas como pessoas?