A junção da teoria à prática.

Projeto Integrador

 
 

O Projeto Integrador é parte da dinâmica acadêmica do Colégio Le Petit Galois, prevendo um planejamento no processo educacional e priorizando a busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos.

 

A escolha do tema para nortear as atividades pedagógicas em 2018 visa possibilitar e traçar linhas de ações que permitam alcançar propostas que privilegiem vivências de fortalecimento dos valores formativos do Ser. O projeto passa a ser um recurso de entretenimento capaz de trabalhar a formação de valores dentro e fora do espaço escolar.

 

O “ser” está focado nas atividades do mundo interno e está associado respectivamente, aos nossos valores e as experiências afetivas que vivemos. O “ter” foca as atividades do mundo externo e se reduz ao que possuímos: propriedades, dinheiro e fenômenos sociais.


A sociedade atual passa por várias transformações, sobretudo no campo das relações humanas, o ser humano tem privilegiado o ter com grande apego aos bens materiais, e não se preocupa com o ser, que podemos definir como a busca de virtudes. Hoje, privilegia-se o que as pessoas valem pelo patrimônio material e não pelas qualidades que possuem.

 

É preciso ressaltar a importância da família na consolidação ética e moral das crianças, assim como na formação do caráter dos filhos. Cabe à escola instrumentalizar mecanismos que possibilitem estabelecer uma relação de equilíbrio entre o material e o moral, em forma de ensaios para a vida adulta.


Como será abordado?

 

1° bimestre -> Eu na família

- O eu 
- Família, nosso bem maior 
- Princípios básicos de vida 
- Cuidando e cuidados 
- A gentileza e o trato com outro 
- Afeto

 

2° bimestre -> Eu e o outro

- A importância que damos ao exemplo a nossos congêneres sociais. 
- Devemos tratar coisas como coisas e tratar as pessoas como pessoas?

Escola da Inteligência (Educação Socioemocional)

A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. 

 

A partir do ano de 2019 a disciplina Educação Socioemocional fará parte da grade curricular do Ensino Fundamental. Será desenvolvido, durante todo o ano letivo, um programa de formação, que propõe o autoconhecimento e a valorização de si mesmo e do outro, contemplando os seguintes aspectos que formam a pessoa humana: físico, social, emocional, intelectual e espiritual.

 

 

Será uma aula semanal no período matutino e comporá o horário com as outras matérias. O material didático específico para essa disciplina está à venda.

 


Saiba mais: https://escoladainteligencia.com.br/

Projeto Literário

 

Ferramenta pedagógica utilizada que proporciona um conjunto de ações e atividades elaboradas para promover um trabalho diferenciado em literatura. Objetivam despertar e conservar nos estudantes o gosto pela leitura, desenvolvendo competências como decodificação, compreensão, interpretação e retenção.

Educação Financeira | Empreendedorismo

 

A educação financeira é uma das principais competências que asseguram a qualidade de vida no futuro. É preciso aprender a gerar dinheiro com responsabilidade e empreendedorismo, e saber gastar, economizar e investir, levando em consideração aspectos éticos e ambientais. Para isso, foi desenvolvido um programa inovador e exclusivo de educação financeira para estudantes.

 

Acreditamos que as aulas desenvolvem a inteligência financeira nos estudantes, desde o início, permitindo que usufruam dos próprios recursos de forma correta, superem desafios e aproveitem as oportunidades com mais segurança a partir de atitudes simples e conscientes. Desenvolvendo, assim, habilidades e comportamentos financeiros sustentáveis com empreendedorismo, ética, cidadania, cooperativismo, responsabilidade social e ambiental tudo no ambiente escolar.

 

As aulas acontecem dentro da grade curricular, para os alunos do 1º ao 5º ano, com livros de atividades e ferramentas pedagógicas.

 

No material estão presentes temas interdisciplinares e contextualizados que compõe o mapa de habilidades da sustentabilidade financeira da Oficina das Finanças.

LabMóvel

 

 

O LabMóvel (Laboratório Móvel de iPads) tem como objetivo ajudar as escolas inovadoras a usarem todo o potencial educacional e o ecossistema de aplicativos no iPad em sala de aula, visando tornar a experiência de aprendizagem mais atraente, interativa e dinâmica. O projeto, desenvolvido pela iPlace Educacional — revendedora oficial da Apple no Brasil — e pela Mosyle — plataforma educacional —, promove o ensino diferenciado e alinhado às novas tendências, motivando os estudantes a participarem do processo de criação conjunta do conhecimento e preparando-os para as novas habilidades de carreira e educação.


Só plugar e transformar qualquer sala de aula

A infraestrutura tecnológica do projeto LabMovel é disponibilizada em um carrinho que pode ser levado para todos os lugares da escola, transformando qualquer ambiente em um laboratório do conhecimento. “Temos satisfação em fazer parte desse projeto, porque conseguimos oferecer o melhor ecossistema, com equipamentos Apple, auxiliando no desenvolvimento pedagógico e entregando ferramentas poderosas aos educadores”, afirma o Diretor Geral da iPlace, Matheus Mundstock.

 

Todo ambiente escolar em um touch

Competências como colaboração, resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade são importantes na educação do futuro e é preciso que o ambiente digital escolhido pela escola acompanhe essa nova maneira de ensinar e aprender. Ao conectar alunos, professores e a própria escola a um ecossistema de aplicativos, a plataforma educacional Mosyle Shared cria novas oportunidades de aprendizado colaborativo com iPads compartilhados.

O aplicativo ajuda o professor a receber e organizar todos os arquivos criados pelos alunos em outros apps durante a aula.

 

Mais informações: http://www.iplace-educacional.com.br/

Cozinha Experimental | Asa Sul

Cozinhar para alguns é diversão, para outros é dever, mas, para os estudantes do Ensino Fundamental I, lidar com o alimento pode significar as duas coisas. As aulas na cozinha experimental, que mais parecem um momento de brincadeira são na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem.

 

O projeto conta com a colaboração das professoras regentes de cada turma, junto ao estagiário escolar.

 

Os pequenos estudantes colocam a mão na massa e produzem grandes receitas, escolhidas pelas professoras de acordo com o assunto trabalhado em sala de aula.

 

A cozinha experimental faz parte do jeito diferente de ensinar! A prática envolve todo o colégio e é um sucesso entre as crianças!

Projeto horta

O projeto horta tem como objetivo sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.


Objetivos Específicos: 


- Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
- Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
- Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
- Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido nas aulas praticadas na cozinha experimental;
- Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
- Estimular a criança a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
- Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
- Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.


O cultivo da horta é um valioso instrumento educativo no Galois. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado é um exercício de paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos.

Xadrez

 

O xadrez é mais que um jogo. É uma diversão intelectual que tem algo de arte e muito de ciência. É, ademais, um meio de aproximação social e intelectual.
O xadrez é na ordem intelectual o que o esporte é na ordem material - um meio agradável de exercitar a parte do corpo humano que se deseja desenvolver.
O jogo desperta o espírito reflexivo e crítico, ampliando a capacidade do aluno para tomar decisões, dando-lhe uma pauta ética para a aquisição de valores morais, melhorando a segurança pessoal e a autoestima.

 

(Xadrez - um ensino multidisciplinar)

Pastoral | Primeira Eucaristia

 

A Sagrada Eucaristia é o maior dos Sacramentos e, com ela, nos unimos a Jesus, através de seu Corpo e de seu Sangue.
Devido a uma determinação da Arquidiocese a primeira comunhão será realizada em 2018 apenas aos que iniciaram em 2017, com a catequese tendo como duração de 2 anos.

 

DIA

HORÁRIO

LOCAL

Pré-Eucaristia 1 / Euc. 2

SEXTA-FEIRA

14h30 às 16h

Galois - 601 Sul

Euc. 1 - Iniciantes 

SEXTA-FEIRA

14h30 às 16h

Galois - 601 Sul  Euc. 2 - Continuação  

SÁBADO

9h às 10h30

Le Petit - 908 Sul

Euc. 1 - Iniciantes   

SÁBADO

9h às 10h30  Le Petit - 908 Sul  Euc. 2 - Continuação

 

Primeira Eucaristia: 8 de dezembro de 2018
Horário: 10 horas
Local: Santuário Dom Bosco