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Proposta Pedagógica

Com uma proposta sociointeracionista, promover a formação e desenvolvimento completo da criança, torna-los pessoas únicas e inseridas ao contexto social.

O nosso fazer pedagógico é construído por meio das interações e das brincadeiras. É brincando que a criança se torna autônoma e capaz de resolver pequenos conflitos, demonstrar resiliência e responsabilidade, buscar soluções, conviver e respeitar as diferenças.

Brincar cotidianamente de várias formas, em diversos espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade e suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

A família é parte essencial de todo esse processo. A parceria entre ela e a escola contribui para uma prática assertiva e de qualidade. Juntas, formam uma grande equipe com o mesmo propósito: que as nossas crianças aprendam, convivam e sejam felizes.

Eixo de trabalho (campos de experiência)

  • Eu, o outro e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Objetivos da Educação Infantil:

– Promover a formação de indivíduos conscientes em relação ao mundo em que vive de forma a tornarem-se cidadãos capazes de argumentar, questionar, criticar, elaborar conceitos, fazer experimentos, analisar e avaliar situações reais de vida;
– Oferecer ao aluno uma formação completa, dentro dos valores éticos, tendo em vista um cidadão responsável, criativo, crítico, ativo e comprometido com a verdade e a justiça;
– Propiciar aos alunos uma prática pedagógica voltada para a construção do pensamento e do conhecimento, buscando torná-los homens criadores, inventores, descobridores;
– Oferecer um ensino de qualidade que favoreça a aprendizagem significativa, duradoura e prazerosa, assegurando a permanência do aluno na escola e o sucesso no desempenho escolar;
– Proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver suas potencialidades, despertando seus interesses, respeitando sempre a sua individualidade;
– Acompanhar cuidadosamente o desenvolvimento físico, emocional e social do aluno, em total cumplicidade com as áreas psicopedagógicos, proporcionando-lhe um maior sentimento de autoconfiança e de responsabilidade;
– Contribuir para a formação de pessoas com um rico potencial de criatividade;
– Possibilitar a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do estado, da família e dos demais grupos que integram a comunidade;
– Promover a democratização do saber, possibilitando ao aluno a apropriação e a transformação dos conhecimentos historicamente acumulados, como condição necessária à construção de uma escola sintonizada com seu tempo e comprometida com uma sociedade em constante mudança e mais justa;
– Colaborar no desenvolvimento de uma consciência ecológica de proteção ambiental e integração ativa e responsável do homem com o meio ambiente;
– Prestar assistência educativa ao aluno com vistas a assegurar-lhe melhores condições de aprendizagem e desenvolvimento como pessoa;
– Assegurar a promoção e a valorização do ensino como principal veículo do processo educativo;
– Criar um clima harmonioso, solidário e de cumplicidade entre todos os participantes do processo educativo, mediante diálogo aberto, amigável e respeitoso;
– Promover a formação de hábitos de leitura e estudo;
– Promover o desenvolvimento do aluno nos aspectos éticos, estéticos, políticos e sociais, com vistas ao aprimoramento de sua capacidade para vida cidadã articulada ao meio em que vive;
– Possibilitar ao aluno o domínio dos recursos tecnológicos, incentivando-o e assegurando-lhe o prosseguimento de estudos.

Atividades desenvolvidas:

O Galois busca desenvolver um trabalho educativo eficiente, preparando o aluno para o exercício pleno da cidadania, capacitando-o de forma criativa, consciente e responsável, preparando-o para enfrentar os desafios propostos pelo mundo em constante transformação: social, econômica e, principalmente, tecnológica.