Idiomas

PortugueseEnglishSpanishFrench

Projeto Integrador

O Projeto Integrador, parte da dinâmica acadêmica da Educação Infantil, é um trabalho de grande valia, pois integra os conteúdos sob um tema de interesse comum e fomenta uma melhor gestão dos conhecimentos a serem partilhados ao longo do ano, motivando o educador e o educando à busca da construção da aprendizagem. A cada ano é trabalhado um tema diferente.

No Galois, oferecemos por meio de um currículo integrador, que busca a contextualização, que considera o papel ativo dos estudantes na construção do conhecimento e que investe na formação dos professores.

Assim, considerando que a proposta pedagógica do Colégio compreende que o conhecimento é construído pelos estudantes por meio da interação com o meio sócio-histórico no qual estão inseridos e que os conteúdos devem ser trabalhados de forma integrada, contextualizada e interdisciplinar, em homenagem aos 60 anos de Brasília, a completar em abril de 2020, a equipe pedagógica propôs trabalhar com o tema “Senhora Brasília”.

Pontos turísticos, desenhos da cidade, histórias da construção, entre outros aspectos, serão explorados de forma interdisciplinar no Projeto Integrador do Le Petit Galois em 2020.

Objetivos:

  • Apreciar a leitura de diversos gêneros textuais.
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita dos educandos, utilizando a narrativa dos livros.
  • Promover a concentração e atenção.
  • Estimular a procura de outros livros.
  • Instigar a imaginação, fantasia, criatividade.
  • Descobrir talentos na área de linguagem.
  • Desenvolver habilidades e o prazer pela leitura e escrita.
  • Refletir sobre a escrita convencional das palavras.
  • Ampliar o repertório e o vocabulário.
  • Estabelecer relações entre linguagem oral e linguagem escrita.

O projeto é trabalhado bimestralmente, por meio das atividades curriculares, tais como: Projetos Literários, Mostra Cultural, Feira do Livro, Mostra de vídeos-minuto, vlogs, e-zines, Passeios Pedagógicos, Projeto Hábitos de Estudos, Projeto Capitão e Vivendo e Aprendendo.

Desenvolvimento do trabalho:

Em cada um dos segmentos, o trabalho com a leitura será transversal nos diferentes campos de experiências e componentes curriculares, a saber (na Educação Infantil):

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamentos e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.