Idiomas
Reconhecido pelo seu comprometimento na formação integral do aluno, o Colégio Galois está constantemente implementando programas e práticas que contribuam não apenas para o desenvolvimento intelectual, mas também para a saúde física, emocional, social, cultural e espiritual dos estudantes. E foi pensando nisso que a instituição acaba de firmar uma parceria com a Abrace – Programas Preventivos, que em 2017 foi legitimada pela UNESCO como instituição referência no combate e prevenção ao bullying no país. “Em um ambiente acolhedor e saudável, os estudantes aprendem mais e melhor. Neste período pós-pandemia, ficou evidente que as pessoas voltaram mais ansiosas e impacientes, e nós, educadores, precisamos estar preparados para essa nova realidade. É nessa conjuntura que a Abrace vai colaborar, buscando instruir alunos e capacitando professores e funcionários para agirem de maneira efetiva diante deste cenário, prevenindo situações conflituosas,” afirma Francine Cária, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do Colégio Galois e coordenadora do projeto na instituição.
Como parte desta política de prevenção, será implantado o Programa “Escola Sem Bullying”, que traz uma abordagem pedagógica leve e instrutiva para enfrentar esta forma de violência, com ação interdisciplinar em diferentes frentes, oferecendo palestras para alunos e famílias, planos de aula, além de livros paradidáticos exclusivos que abrangem da Educação Infantil ao 3° ano do Ensino Médio. “É preciso levantar questões que dizem respeito não apenas ao que é certo ou errado, bem ou mal, mas sim ao que é ético, moral e excelente, e como essas questões podem nos ajudar a compreender a humanidade do ponto de vista autônomo e empático, possibilitando a reumanização da sociedade,” destaca Benjamim Horta, diretor-geral da instituição e especialista em Prevenção ao Bullying pelo Olweus Bullying Prevention Program da Clemson University, na Carolina do Sul, e especialista em Práticas Restaurativas pelo Internacional Institute for Restorative Practices, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Na próxima semana, Horta estará em Brasília para uma série de encontros com alunos, professores e funcionários do Galois, com o objetivo de sistematizar o trabalho de prevenção ao bullying por meio de ferramentas multidisciplinares.
Para a professora Francine, é essencial proporcionar aos estudantes um convívio ético, seguro e saudável para que desenvolvam suas potencialidades e atinjam seus objetivos. Para isso, é necessário o comprometimento de todos: educadores, alunos, pais e comunidade. “Vamos formar uma comissão envolvendo todos os atores necessários para atuarem em conjunto. Queremos sempre manter um ambiente escolar positivo capaz de prevenir a violência e a intimidação sistemática,” finaliza Francine Cária.
Saiba mais: https://escolasembullying.com.br/