Proposta Pedagógica - Colégio Galois

Proposta Pedagógica

O Ensino Fundamental I, anos iniciais, do Colégio Galois tem um compromisso social com a educação brasileira e, como instituição de ensino, cria em um contexto valores éticos que permeiam o espaço escolar.

Reconhecer a criança como sujeito social significa proporcionar-lhe o desvendar do universo infantil. Certos de que, no brincar, as crianças vão se construindo como agentes de sua experiência social, organizando com autonomia suas ações e interações, buscou-se por um projeto pedagógico que proporciona a estimulação contínua do desenvolvimento neural com atividades lúdico-cognitiva.

Buscando promover o crescimento integral do estudante, a proposta pedagógica com abordagem sociointeracionista, divide-se em dois momentos diários de atividades: o Liceu e o V.A. (Vivendo e Aprendendo) / B.C. (Brincadeiras de Criança).

O estudante dos Anos Iniciais é exposto a diferentes situações de comunicação e produção cultural que ampliam gradativamente suas possibilidades de expressão por meio da linguagem escrita e oral. Saber ler e escrever é muito mais do que decifrar códigos; implica reconhecer e compreender a escrita como representação, apropriar-se da base alfabética e fazer uso dos múltiplos recursos da língua que organizam e atribuem sentido ao pensamento.

Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos no brincar são também constitutivos do processo de apropriação de conhecimentos. A partir disso, oportunizamos a possibilidade de imaginar, de ultrapassar o que já foi dado, de estabelecer novas relações, de inverter a ordem, de articular passado, presente e futuro, potencializando as possibilidades de aprender sobre o mundo em que vivem os nossos alunos.

Abordamos os direitos e os deveres do aluno, por meio de atividades significativas e construímos, juntamente com os estudantes, os combinados. Essa é uma forma de atender às necessidades da faixa etária com que trabalhamos (dos 6 aos 10 anos), sem que a regra seja determinada, mas sim compartilhada, a partir da reflexão e análise sobre o que precisamos e podemos fazer para uma convivência sadia, produtiva e respeitosa e para que isso contribua com o desenvolvimento de cada indivíduo.

O Galois busca desenvolver um trabalho educativo eficiente, preparando o aluno para o exercício pleno da cidadania, capacitando-o de forma criativa, consciente e responsável, preparando-o para enfrentar os desafios propostos pelo mundo em constante transformação: social, econômica e, principalmente, tecnológica.

A família é parte essencial de todo esse processo. A parceria entre ela e a escola contribui para uma prática assertiva e de qualidade. Juntas, formam uma grande equipe com o mesmo propósito: que as nossas crianças aprendam, convivam e sejam felizes.

LICEU

Momento destinado à formação acadêmica a partir de componentes curriculares:

– Língua Portuguesa;
– Inglês;
– Francês;
– Matemática;
– Ciências Naturais;
– Ciências Humanas;
– Ensino Religioso;
– Educação Física;
– Educação Socioemocional;
– Educação Financeira;
– Artes Plásticas (em Águas Claras).

Do 1º ao 4º ano contamos com um professor regente, um estagiário pedagógico por sala e professores específicos para: Inglês, Francês, Ensino Religioso e Educação Física.

A partir do 5º ano são professores específicos por componente curricular e um assistente pedagógico por sala.

VA (Vivendo e Aprendendo)

Espaço destinado às atividades lúdicas que contribuem para o desenvolvimento de habilidades, relações interpessoais e autonomia. O espaço do VA é composto por áreas diversificadas e inclusas na grade curricular: Esporte e Lazer, Artes Plásticas, Circo, Teatro, Música, Dança, Xadrez e Comunicação, Artes e Brincadeiras (CAB).

1º ao 3º ano são duas horas-aula, vivência de duas modalidades por dia.
4º e 5º ano é uma hora-aula, vivência de duas modalidades por dia em um menor tempo.


O aluno deverá alterar as modalidades a cada 15 dias com objetivo de participar de todas as aulas ao longo do ano.

B.C. (Brincadeiras de Criança)

É o momento de atividades lúdicas em que o professor-mediador e o estudante resgatam brincadeiras da infância: casinha de bonecas, carrinho de rolimã, jogos cooperativos e cantigas de roda.

1 momento/dia de 45 minutos, duas vezes por semana.