Idiomas

PortugueseEnglishSpanishFrench
Brincadeira de Criança - Colégio Galois

Brincadeira de Criança

O brincar não significa apenas o recrear. É uma das formas mais complexas que a criança possui de comunicar-se consigo mesma e com tudo o que está ao seu redor. Ao brincar, ela abre espaço para a criatividade e para fantasia. Ela inventa, ela cria hipóteses e constrói conhecimentos, interpretações e significados. Mario Quintana já dizia que “as crianças não brincam de brincar; brincam de verdade”.

A Brincadeira de Criança (BA) faz parte da grade curricular do Ensino Fundamental I do Galois, para os alunos do 1º ao 5º ano, durante dois momentos por semana. É neste momento, de atividades lúdicas, que o professor e o estudante resgatam brincadeiras da infância: casinha de bonecas, jogos cooperativos, cantigas de roda, pular corda, bambolê e outras atividades.

Le Petit Galois | 908 Sul
Toda terça e quinta-feira

Galois Águas Claras
Toda segunda e sexta-feira

Para os alunos do 1º ano, uma vez por semana, pode levar um brinquedo de casa desde que não seja eletrônico.

O brinquedo, para a criança, auxilia o desenvolvimento afetivo, estimula a curiosidade e a criatividade e possibilita a interação e a troca de experiências. Quando definimos um dia para que todos tragam um brinquedo de casa, temos o objetivo de promover a troca, a socialização, a cooperação e um ambiente prazeroso e estimulador. O brinquedo pode e deve ser escolhido pela criança, para que seja algo de que ela goste muito ou que queira mostrar aos colegas e às professoras. Esse momento pode auxiliar a criança também na adaptação ao ambiente e no vínculo com os colegas. A partir do momento em que o aluno empresta o brinquedo, usa o do outro, cuida e percebe que irão devolver o dele e que ele também devolverá o do outro, ele começa a assimilar conceitos e comportamentos que serão úteis por toda a sua vida.