Idiomas
De acordo com a pesquisa Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19 no Brasil, que contempla toda a educação básica, 98,4% das escolas federais, 97,5% das municipais e 85,9% das estaduais foram fechadas no ano de 2020.
Ainda segundo o Inep, o Brasil registrou uma média de 279 dias de suspensão de atividades presenciais durante o ano letivo de 2020, causando consequências sérias. O estudo Perda de Aprendizagem na Pandemia, uma parceria entre o Insper e o Instituto Unibanco, estima que, no ensino remoto, os estudantes aprendem, em média, apenas 17% do conteúdo de matemática e 38% do de língua portuguesa, em comparação com o que ocorreria nas aulas presenciais.
A baixa efetividade do sistema EAD na educação pública, somada aos dias perdidos pela falta de infraestrutura e incapacidade de assegurar as condições necessárias para que as aulas a distância chegassem à totalidade dos estudantes dessas escolas, acarretou a defasagem dos alunos desses colégios em relação a alunos do sistema privado.
Diante dos dados apresentados, o Colégio Galois, junto com os alunos do Ensino Médio, sob a supervisão do professor Fausto, entenderam a necessidade de ajudar os alunos do 8º e 9º ano da Rede Pública de Ensino de Brasília. Com isso, criaram o Projeto ATHENAS, por meio do qual serão oferecidas aulas de português e matemática e monitorias de estudo.
Os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Galois foram convidados para serem os professores do projeto e os responsáveis pela elaboração do material e pelo planejamento e ministração das aulas teóricas de matemática e português. As aulas acontecerão às terças-feiras, das 14h às 14h50, quinzenalmente, no Colégio Galois da 601 Sul. Para as monitorias, os alunos da 2ª e 3ª série serão os responsáveis e deverão auxiliar os alunos da rede pública nas resoluções dos exercícios e ajudar os professores na elaboração do plano de aula. Para auxílio aos estudantes, os docentes da cadeira de português e matemática farão o acompanhamento das aulas iniciais e os auxiliarão a estruturar todo o material.
Além da equipe pedagógica do projeto, foram abertas vagas para: auxiliares, que farão o suporte e a manutenção do projeto; digitais, responsáveis pela divulgação em redes sociais e criação de e-mails; e financeiro, incumbido de gerenciar o caixa do projeto e conseguir patrocínios.
O Colégio Galois oferecerá aos alunos da rede pública o transporte, o lanche, os uniformes, a impressão de todo material e os professores do Ensino Médio para todo o suporte.
O Projeto ATHENAS tem como finalidade cooperar com a educação de jovens da rede pública afetados pela pandemia do Sars-CoV e diminuir a defasagem deles nessas matérias, além de estimular os jovens da rede privada a se comprometer e se alinhar a um método ativo de aprendizagem e educação, de acordo com os fundamentos da nova BNCC.
Stakeholders:
● Coordenador geral: Fausto
● Coordenadores do projeto: Leila Cury e Gabriel Monteiro
● Equipe do projeto: Ana Júlia, Beatriz Eira, Bruna Barbosa, Manoela Sartori, Maria Antônia e Victória Baiocco
Entregas do projeto
● Aulas quinzenais teóricas de 50 min de português e matemática
● Materiais de auxílio escolar (lista de atividades + material escolar)
● Monitorias de 1h05
Venha fazer parte desse incrível Projeto!
Fontes: Agência Senado e Revista Educação Básica em Foco, v.1, n 1, abril a junho de 2020