Idiomas

PortugueseEnglishSpanishFrench

Sobre o Novo Ensino Médio

No Colégio Galois, o Novo Ensino Médio já é realidade!

Criado pelo Ministério da Educação (MEC) e fundamentado na Lei nº 13.145, o Novo Ensino Médio amplia as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade. Sua principal proposta é aliar uma estrutura curricular comum, designada Formação Geral Básica (FGB), com outra mais flexível, constituída pelos Itinerários Formativos, na qual o aluno poderá escolher a área de conhecimento para aprofundar os estudos a partir de suas competências, habilidades e intenções de carreira.

Para garantir o significado do processo de ensino–aprendizagem, o Novo Ensino Médio propõe ainda o trabalho do chamado Projeto de Vida. É a partir dele que os alunos traçarão seus planos de estudos e, assim, serão capazes de fazer a escolha dos Itinerários Formativos de maneira mais assertiva. Contudo, não se trata apenas da jornada acadêmica.  A partir do Projeto de Vida, a escola também trabalha o desenvolvimento do autoconhecimento do estudante, de sua formação para convivência, ética, cidadania, autoconfiança e resiliência, contemplando as diferentes áreas: profissional, financeira, saúde integral e voluntariado.

Continuamos com os nossos principais objetivos: preparar bem os alunos para os diversos vestibulares mais concorridos do Brasil e universidades do exterior. Estamos desenvolvendo mais ações para que nossos jovens questionem o seu futuro profissional, sobretudo no Ensino Médio, para alcançar resultados ainda melhores na vida acadêmica, social e familiar sobre os aspectos cognitivos e emocionais.

Com autonomia intelectual e formação sólida, o aluno estará apto a enfrentar desafios, como as provas do PAS/UnB, vestibulares, Enem e a iniciação no mercado de trabalho. O sucesso dos nossos alunos é reflexo de um Ensino Médio que potencializa as qualidades do jovem e realiza projetos diferenciados, despertando maior interesse pelas atividades acadêmicas.

Ainda tem mais

Aqui no Colégio Galois, desenvolvemos o raciocínio lógico e a capacidade de leitura e interpretação, o que leva nossos estudantes a alcançarem níveis mais profundos de entendimento. Não é por menos que o Galois é reconhecido como o colégio de Brasília com os maiores índices de aprovação nos vestibulares mais concorridos do país.

Nossos estudantes elaboram projetos que ultrapassam as dependências do colégio, como trabalho voluntário, viagens, simulações da ONU, participação de olimpíadas acadêmicas, entre outros. Assim, o educando consolida toda sua formação, em especial aquela dedicada à construção de um cidadão consciente e ético.

Competências cognitivas, culturais e sociais estão presentes na implementação da Proposta Pedagógica, de forma que promovam o desenvolvimento e o qualifiquem para a vida em sociedade.

Ao término do Ensino Médio, o Colégio Galois tem convicção de que preparou um cidadão empreendedor e plenamente capacitado à interação social e à resolução dos problemas do meio em que vive.

O Galois dispõe de uma infraestrutura adequada, moderna, avaliações contínuas e objetivos bem-definidos.

Aqui, preocupamo-nos em promover os valores nos quais o colégio se baseia: amor à Deus, à família, à Pátria, aos estudos e ao esporte.

Espaços