Idiomas
Galois sempre na vanguarda
Tendo à frente a professora Adrianna Huelva Unternbäumen, a Diretoria de Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade trabalha com tolerância zero para qualquer tipo de discriminação e preconceito. Assuntos como Direitos Humanos, Inclusão, Diversidade, Preconceito, Discriminação, Exclusão, Racismo, Bullying são focos constantes em todas as unidades Galois. Além disso, a professora Adrianna também elaborou protocolos de atendimento e solução de conflitos para alinhamento da equipe, treinamento para atendimento e inclusão de alunos neurodivergentes e comemora o lançamento do concurso de bolsas para alunos do Ensino Médio da rede pública do Distrito Federal. A atuação ativa da Diretoria demonstra como a escola prepara alunos, professores e colaboradores para serem cidadãos mais influentes na sociedade.
O Galois foi a primeira escola a implantar uma diretoria de Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade. Qual a importância dessa iniciativa?
Implantar uma diretoria de tamanha importância mostra o quanto o colégio se importa com os principais valores que norteiam a formação do ser humano enquanto cidadão consciente do seu papel no mundo atual. O Galois é conhecido por considerar os indivíduos a partir de uma multiplicidade de valores, buscando sempre uma educação integral e certo de que as competências socioemocionais são tão importantes quanto os conteúdos programáticos.
Como a senhora avalia o trabalho feito esse ano?
Já demos um bom início ao nosso trabalho nestes últimos 7 meses e terminaremos o ano com a palestra “Racismo Linguístico”, com o professor Doutor Enrique Huelva Unternbaumen, professor titular e vice-reitor da Universidade de Brasília – que acontecerá no dia 9/11 – e a semana da Consciência Negra nas três unidades do colégio até o final de novembro.
O que podemos esperar para 2025?
Nosso objetivo é elaborar um planejamento de ações anuais e zelar pelo respeito dos direitos humanos em todos os âmbitos da comunidade do colégio, focando na conscientização sobre a necessidade de uma educação integral que respeite os direitos humanos e a diversidade. Para atingir essas metas, daremos continuidade às ações como letramento racial, projeto escola sem bullying, treinamentos, formações, reuniões e atendimentos. Iniciaremos o ano de 2025 com a semana pedagógica abordando temas relacionados a esta Diretoria e formações para todo o staff da instituição.