Idiomas

PortugueseEnglishSpanishFrench

COLÉGIO GALOIS LANÇA PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MÉDIO

Tem novidade acontecendo no Colégio Galois e queremos contar tudo para você. Além de preparar o estudante para os vestibulares mais concorridos do Brasil, vamos oferecer ainda mais oportunidades para o nosso aluno se autoconhecer, se autogerenciar, relacionar bem consigo mesmo e com os outros: pais, família e amigos. Construir a sua própria história, desenvolver criatividade, resiliência, empreendedorismo e cooperativismo. Tudo isso preparando o jovem para a Quarta Revolução Industrial e as futuras profissões que nos aguardam. Um mundo mais inteligente e conectado, que está sendo construído em volta de nós, agora mesmo.


Projeto de Vida no Novo Ensino Médio Galois

Criado pelo Ministério da Educação (MEC) e fundamentado na Lei nº 13.145, o Novo Ensino Médio pretende reaproximar as escolas da realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade. Sua principal proposta é aliar uma estrutura curricular comum, designada Formação Geral Básica (FGB), com outra mais flexível, constituída pelos Itinerários Formativos, na qual o aluno poderá escolher a área de conhecimento para aprofundar os estudos a partir de suas competências, habilidades e intenções de carreira.

Para garantir o significado do processo de ensino–aprendizagem, o Novo Ensino Médio propõe o trabalho do chamado Projeto de Vida. Será a partir dele que os alunos traçarão seus planos de estudos e, assim, serão capazes de fazer a escolha dos Itinerários Formativos de maneira mais assertiva. Contudo, não se trata apenas da jornada acadêmica.

A partir do Projeto de Vida, a escola também trabalhará o desenvolvimento do autoconhecimento do estudante, de sua formação para convivência, ética, cidadania, autoconfiança e resiliência, contemplando as diferentes áreas: profissional, financeira, saúde integral e voluntariado.

A implementação dessas ações, em todas as escolas públicas e privadas, será iniciada a partir de 2022, de forma progressiva. No entanto, no Colégio Galois isso já é realidade.

 “Continuamos com os nossos principais objetivos: preparar bem os alunos para os diversos vestibulares mais concorridos do Brasil e universidades do exterior e agora, também para o Projeto de Vida. Estamos desenvolvendo mais ações para que nossos jovens questionem o seu futuro profissional, sobretudo no Ensino Médio, para alcançar melhores resultados na vida acadêmica, social e familiar sobre os aspectos cognitivos e emocionais”, professora Dulcineia Marques, coordenadora do Projeto de Vida Galois.

Como tudo isso será aplicado na prática Galois?

No Galois, os alunos vão vivenciar o Projeto de Vida de diferentes maneiras:

  • Disciplina Projeto de Vida: obrigatória e ministrada durante os Itinerários Formativo;
  • Prática de Ensino 4.0: os alunos que tiverem interesse de aprofundar ainda mais o conhecimento, terão a oportunidade de vivenciar experiências da universidade ainda no Ensino Médio. Para isso, durante o semestre, professores de diferentes universidades serão convidados a ministrar práticas para que os estudantes tenham a experiência da profissão. Essas atividades não são obrigatórias e estão divididas em três eixos: Saúde; Exatas e Humanidade.

Em cada um, serão oferecidos diferentes workshops ao longo do semestre, como oficinas de suturas, medição de pressão e microscopia invertida para os alunos que pretendem conhecer a área da saúde. Robótica, gameficação e inteligência artificial para os de exatas. E oratória, aulas de mídias sociais e empreendedorismo para aqueles que pretendem se aproximar das carreiras de humanidades e comunicação. As práticas não são obrigatórias e terão custo adicional, de acordo com cada workshop e uso de material necessário.

  • Site Projeto de Vida: uma ferramenta on-line para ajudar os alunos nos desafios rumo a 2030. Com cinco abas principais: Soluções Educacionais; Valores Sociais e Emocionais; Processos Criativos e Empreendedorismo; Vida Social e Natureza; e Mundo do Trabalho, o estudante receberá, semanalmente, conteúdos exclusivos para que ele possa desenvolver determinadas habilidades, como cooperação, compreensão, saber defender suas ideias, dominar as tecnologias, além de respeitar e analisar o mundo ao seu redor. E mais: conteúdos que vão ajudar o aluno a fazer a escolha da faculdade de uma maneira mais assertiva para ter ainda mais êxito em sua profissão.
  • Mentorias: No Colégio Galois, todas essas experiências são proporcionadas para os alunos com a orientação de professores e profissionais especializados, respeitando a autonomia do aluno, para que cada jovem tome as suas próprias decisões.
  • Palestra socioemocional: faz parte do Projeto de Vida, encontros com o Dr. Ivan Castro para cada série do colégio. Essas atividades não obrigatórias, incluem ainda pais e treinamento para professores e colaboradores para fomentar ainda mais essa cultura no Galois.
  • Portfólio Digital: para o estudante registrar todas as suas conquistas e traçar melhor as suas metas, o Projeto de Vida Galois estimula o aluno a criar o seu próprio portfólio digital. Com orientação de professores e colaboradores doutores em comunicação, o estudante vai construir o seu perfil, destacar as suas principais habilidades e experiências, como trabalhos, cursos, apresentações em eventos e olimpíadas. No portfólio, o aluno poderá registrar ainda dicas e curiosidades para impulsionar seus estudos.

Dessa forma, os estudantes do Colégio Galois constroem seu próprio Projeto de Vida, de acordo com suas preferências, aperfeiçoando ainda mais suas habilidades e competências.


Projeto de Vida Galois

Asas para quem quer voar