Idiomas

PortugueseEnglishSpanishFrench

F1 nas escolas: equipes do DF se classificam para etapa nacional

A seletiva para Cingapura será realizada 9 e 10 de abril em São Paulo

etapa regional do projeto F1 realizada no último domingo, 1, no ginásio do Colégio Galois, em Brasília, agitou os ânimos das torcidas. Seis equipes participaram da seletiva: três do DF (Team Mako, Flame Wolf e The Quarks), uma do Amapá (Fire Glow) e duas de Pernambuco (Falcon Racing e Phoenix), competindo nas categorias Projeto Social, Pit, Melhor Engenharia, Carro Mais Veloz, Apresentação Verbal, Marketing e Mídias Digitais, Identidade da Equipe, Portfólio e Estande e Corrida.

F1 nas Escolas é um projeto educacional internacional de empreendedorismo STEM, que trabalha as disciplinas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, além de design e outras habilidades. A iniciativa desafia jovens de 12 a 19 anos a criar uma microempresa que funcionará como uma escuderia da principal categoria do automobilismo mundial.

E quem se classificou na acirrada competição deste ano foram os times Team Mako, Falcon Racing e Phoenix. Todas estarão em São Paulo, 9 e 10 de abril, lutando por uma vaguinha no circuito internacional, que será realizado em Cingapura, e pelo prêmio nacional.

“Ser o piloto do carro é uma responsabilidade muito grande, porque o tempo de reação é um dos fatores determinantes no resultado. É preciso muita concentração na hora que você está lá, focar nas luzes. Mas o trabalho da minha equipe também foi fenomenal. Porque o carrinho se recuperava na pista, mesmo quando eu não largava muito bem. Nós estamos muito animados”, comemorou João Pedro Carvalho, piloto da escuderia campeã Team Mako, representante do Galois, DF.

O professor de Robótica do Galois, Rodrigo Carvalho, comemorou o sucesso do evento e exaltou como o projeto coloca a prática nas mãos dos estudantes. Para ele, por meio do F1 nas Escolas os estudantes aprendem na prática disciplinas como Física (aerodinâmica e atrito), Matemática (elaboração de orçamento e controle de planilhas), Química (teoria dos gases), Português (produção de conteúdo para o portfólio, site e mídias sociais), Artes (criação de logotipo, marca e material promocional) e Inglês (regras e informações sobre o programa são extraídas da página do F1 in Schools, originalmente na língua inglesa).

“Esse projeto abrange várias áreas e desperta o interesse em aprender. Todos esses meninos trabalharam muito para chegar até aqui e é emocionante ver a vibração deles ao superar as etapas. Espero que mais escolas adotem o F-1 nas escolas porque ele está completamente alinhado com as diretrizes estabelecidas pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) elaborada pelo Ministério da Educação. Com essa proposta a gente desenvolve as diversas competências que vão tornar o aluno mais preparado para enfrentar melhor os desafios no futuro”, finaliza Rodrigo.

Eis alguns cliques do campenato realizado no último domingo, 1º de março

Fonte: https://gpslifetime.com.br/conteudo/cotidiano/tecnologia/42/f1-nas-escolas-equipes-do-df-se-classificam-para-etapa-nacional

DF sedia final regional da fórmula 1 na escolas
Fonte: https://globoplay.globo.com/v/8364614/programa/

Escola do DF se dá bem no projeto Formula 1 nas escolas
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=8-X6vrM9WHQ&feature=youtu.be