A junção da teoria à prática.

Projeto Integrador

 
 

O Projeto Integrador é parte da dinâmica acadêmica do Colégio Le Petit Galois e Galois Infantil, prevendo um planejamento no processo educacional e priorizando a busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos.

 

A escolha do tema para nortear as atividades pedagógicas em 2018 visa possibilitar e traçar linhas de ações que permitam alcançar propostas que privilegiem vivências de fortalecimento dos valores formativos do Ser. O projeto passa a ser um recurso de entretenimento capaz de trabalhar a formação de valores dentro e fora do espaço escolar.

 

O “ser” está focado nas atividades do mundo interno e está associado respectivamente, aos nossos valores e as experiências afetivas que vivemos. O “ter” foca as atividades do mundo externo e se reduz ao que possuímos: propriedades, dinheiro e fenômenos sociais.


A sociedade atual passa por várias transformações, sobretudo no campo das relações humanas, o ser humano tem privilegiado o ter com grande apego aos bens materiais, e não se preocupa com o ser, que podemos definir como a busca de virtudes. Hoje, privilegia-se o que as pessoas valem pelo patrimônio material e não pelas qualidades que possuem.

 

É preciso ressaltar a importância da família na consolidação ética e moral das crianças, assim como na formação do caráter dos filhos. Cabe à escola instrumentalizar mecanismos que possibilitem estabelecer uma relação de equilíbrio entre o material e o moral, em forma de ensaios para a vida adulta.


Como será abordado?

 

1° bimestre -> Eu na família

- O eu 
- Família, nosso bem maior 
- Princípios básicos de vida 
- Cuidando e cuidados 
- A gentileza e o trato com outro 
- Afeto

 

2° bimestre -> Eu e o outro

- A importância que damos ao exemplo a nossos congêneres sociais. 
- Devemos tratar coisas como coisas e tratar as pessoas como pessoas?

Artes Plásticas e Musicalização

 

As artes têm o poder de conduzir as crianças a conhecerem suas limitações, possibilidades e dificuldades de desenvolver, explorar e conhecer suas reais potencialidades.

 

Nesta etapa de desenvolvimento, a criança aprende o mundo por meio da manipulação e da exploração de diferentes materiais e instrumentos.

 

Desde os primeiros anos, o aluno da Educação Infantil pinta, molda, esculpe, cria, aprecia produções de outras crianças e de artistas consagrados, visita museus e exposições, o que lhe possibilita explorar e conhecer elementos da linguagem visual e ampliar seu repertório cultural.

 

Da mesma forma, nas aulas de musicalização, o educando aprende a ouvir e cantar canções de diferentes épocas e estilos, e explora sons e instrumentos, desenvolvendo sua musicalidade. 

Psicomotricidade

 

O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento das crianças, pois está intrinsecamente ligado à inteligência.

 

A Educação Infantil do Galois tem como principal objetivo possibilitar às crianças uma experimentação diferenciada no universo do movimento. Por meio da exploração do espaço físico – aprendendo a se deslocar de diferentes formas por ele – e do reconhecimento de todas as faculdades de seu próprio corpo, amplia-se a capacidade de perceber, atuar e interagir com o outro e com os objetos, o que é fundamental para a percepção do mundo. O desenvolvimento de habilidades motoras é potencializado por meio de brincadeiras e jogos coletivos, que também garantem boas atitudes sociais e de convivência em grupo.

Projeto horta

O projeto horta tem como objetivo sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.


Objetivos Específicos: 


- Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
- Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
- Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
- Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido nas aulas praticadas na cozinha experimental;
- Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
- Estimular a criança a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
- Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
- Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.


O cultivo da horta é um valioso instrumento educativo no Galois. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado é um exercício de paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos.

Cozinha Experimental

Cozinhar para alguns é diversão, para outros é dever, mas, para as crianças da Educação Infantil, lidar com o alimento pode significar as duas coisas. As aulas na cozinha experimental, que mais parecem um momento de brincadeira são na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem.

 

O projeto conta com a colaboração das professoras regentes de cada turma, junto ao estagiário escolar.

 

Os pequenos estudantes colocam a mão na massa e produzem grandes receitas, escolhidas pelas professoras de acordo com o assunto trabalhado em sala de aula.

 

A cozinha experimental faz parte do jeito diferente de ensinar! A prática envolve todo o colégio e é um sucesso entre as crianças!

Projeto literário

Ferramenta pedagógica que objetiva despertar e conservar nas crianças o gosto pela leitura, desenvolvendo competências como decodificação, compreensão, interpretação e retenção, além de resgatar o prazer pela leitura permitindo o incentivo ao desenvolvimento de diferentes habilidades da linguagem.

Programa bilíngue

 

O colégio para o mundo de hoje não se faz só pela qualidade do serviço prestado, mas também pela definição de projetos claros e objetivos que visem a soluções efetivas para um futuro próximo.

 

Recentemente, o representante de um grupo de universidades brasileiras apresentou-nos durante o Congresso Internacional de Educação uma pesquisa realizada com 1600 famílias em escolas privadas sobre o que desejam para seus filhos. Dentre os 125 aspectos apresentados, figura em terceiro lugar o ensino da segunda língua — o inglês.

 

O Le Petit Galois e Galois Infantil Águas Claras, ciente de que a estimulação linguística proporciona possibilidades do exercício de novas competências, aliou-se ao projeto Thomas Bilíngue. O programa, com foco em conteúdos acadêmicos, permite ao estudante desenvolver o inglês ao mesmo tempo que reforça e amplia os seus conhecimentos de artes, ciências, matemática, estudos sociais e linguagem, por meio de uma carga horária estendida. Trata-se de uma imersão no idioma, tal como acontece nas salas de aula nos países de língua inglesa, com materiais didáticos apropriados para este contexto.

 

As aulas são exclusivas para os alunos matriculados em uma das unidades Galois do Infantil I ao 5º ano.

Os alunos deverão permanecer devidamente uniformizados durante o período das aulas da Thomas.

A Thomas irá manter na escola três monitores para auxiliar as crianças durante o horário das refeições (almoço ou jantar) e durante a rotina escolar em sala de aula.

 

DIFERENÇAS

  1. Turmas reduzidas
  2. Turmas de acordo com o ano escolar
  3. Foco em conteúdos acadêmicos
  4. Contato diário com a língua
  5. Equipe acadêmica altamente qualificada
  6. Professores fluentes e com proficiência certificada
  7. Solução completa de materiais didáticos, complementares e avaliativos, no padrão Thomas Jefferson

 

CARGA HORÁRIA

5 horas semanais

 

Asa Sul

Período da tarde:
Dias: segundas, quartas e sextas
Horário: das 13h20 às 15h

Período da noite:
Dias: de segunda a sexta
Horário: das 18h30 às 19h30 para a Educação Infantil
             das 19h às 20h para o Ensino Fundamental I

 

Águas Claras

Período da tarde: 
Dias: de segunda a sexta 
Horário: das 13h às 14h

Período da noite: 
Dias: de segunda a sexta 
Horário: das 18h30 às 19h30

 

OFERECIDO POR  

Linguagens

"Na Escola, a linguagem é, ao mesmo tempo, um meio de comunicação e um objeto de aprendizagem." Bernard Schneuwly

 

O ensino da língua inglesa é mais um fator agregador do fazer educação com qualidade, pois estimula as crianças a desenvolverem um novo vocabulário com as ações do cotidiano. Sabe-se que, quanto mais cedo a criança entrar em contato com um novo idioma, maior será a facilidade do aprendizado.

 

Iniciação à língua Inglesa

Com professores especializados, as crianças a partir de 2 anos (Maternal II), terão contato com a língua inglesa por meio de jogos, brincadeiras, músicas, teatro, atividades manuais e aulas.