A junção da teoria à prática.

Novo Aplicativo

Novo Aplicativo

 

Moderno, atualizado e completo. Feito para VOCÊ.

 

O app Galois está cheio de novidades.

Agora, além de acompanhar as notas do aluno, receber avisos e resolver questões financeiras, você pode seguir de perto a agenda digital, 24 horas por dia.

 

App Galois, feito para você.

 

Baixe agora e instale gratuitamente pela App Store (IOS) ou a Play Store (Android)

 

Aplicativo Ensino Fundamental II e Ensino Médio

 

Aplicativo Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Projeto Integrador

 

O Projeto Integrador é parte da dinâmica acadêmica do Colégio Le Petit Galois, prevendo um planejamento no processo educacional e priorizando a busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos.

 

A leitura está presente em nossa sociedade nas mais diversas situações por que passamos e espaços que frequentamos: em casa, na escola, na igreja, no shopping; quando lemos uma notícia, preenchemos um formulário, fazemos uma lista de compras, redigimos um currículo, uma carta ou um bilhete e até quando separamos um tempo dedicado à fruição. Ler é, portanto, uma atividade ligada ao dia a dia da nossa sociedade, quer nas atividades consideradas obrigatórias, quer nas atividades de lazer. Apesar disso, nem todas as pessoas conseguem desenvolver a leitura como atividade de fruição. Algumas ainda apresentam dificuldades em ler textos multissemióticos, cada vez mais presentes em nosso cotidiano pós-revolução tecnológica. A esse respeito, a Base Nacional Comum Curricular considera que:

A formação do leitor competente acontece quando há três fatores presentes em sua trajetória de vida: acesso aos livros e materiais de leitura, vínculo afetivo na mediação entre o estudante e o livro e um mediador com formação sólida que ame a leitura.

No Colégio Le Petit Galois, esses fatores são oferecidos por meio de um currículo integrador, que busca a contextualização, que considera o papel ativo dos estudantes na construção do conhecimento e que investe na formação dos professores.

Assim, considerando que a proposta pedagógica do Colégio Le Petit Galois compreende que o conhecimento é construído pelos alunos por meio da interação com o meio socio-histórico no qual estão inseridos e que os conteúdos devem ser trabalhados de forma integrada, contextualizada e interdisciplinar, a equipe pedagógica propôs o trabalho com a literatura infantil como o tema do Projeto Integrador de 2019, tendo como título “Uma viagem pelo mundo da leitura”.


Objetivos

 

- Apreciar a leitura de diversos gêneros textuais.
- Desenvolver a linguagem oral e escrita dos educandos, utilizando a narrativa dos livros.
- Promover a concentração e atenção.
- Estimular a procura de outros livros.
- Instigar a imaginação, fantasia, criatividade.
- Descobrir talentos na área de linguagem.
- Desenvolver habilidades e o prazer pela leitura e escrita.
- Refletir sobre a escrita convencional das palavras.
- Ampliar o repertório e o vocabulário.
- Estabelecer relações entre linguagem oral e linguagem escrita.

O projeto será trabalhado bimestralmente, por meio das atividades curriculares, tais como: Projetos Literários, Mostra Cultural, Feira do Livro, Mostra de vídeos-minuto, vlogs, e-zines, Torneio Interno, Passeios Pedagógicos, Projeto Hábitos de Estudos, Projeto Capitão e Vivendo e Aprendendo.


Desenvolvimento do trabalho

 

Em cada um dos segmentos, o trabalho com a leitura será transversal nos diferentes campos de experiências e componentes curriculares, a saber (na Educação Infantil):
- o eu, o outro e o nós;
- corpo, gestos e movimentos;
- traços, sons, cores e formas;
- escuta, fala, pensamentos e imaginação;
- espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

 

Artes Plásticas e Musicalização

 

As artes têm o poder de conduzir as crianças a conhecerem suas limitações, possibilidades e dificuldades de desenvolver, explorar e conhecer suas reais potencialidades.

 

Nesta etapa de desenvolvimento, a criança aprende o mundo por meio da manipulação e da exploração de diferentes materiais e instrumentos.

 

Desde os primeiros anos, o aluno da Educação Infantil pinta, molda, esculpe, cria, aprecia produções de outras crianças e de artistas consagrados, visita museus e exposições, o que lhe possibilita explorar e conhecer elementos da linguagem visual e ampliar seu repertório cultural.

 

Da mesma forma, nas aulas de musicalização, o educando aprende a ouvir e cantar canções de diferentes épocas e estilos, e explora sons e instrumentos, desenvolvendo sua musicalidade. 

Psicomotricidade

 

O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento das crianças, pois está intrinsecamente ligado à inteligência.

 

A Educação Infantil do Galois tem como principal objetivo possibilitar às crianças uma experimentação diferenciada no universo do movimento. Por meio da exploração do espaço físico – aprendendo a se deslocar de diferentes formas por ele – e do reconhecimento de todas as faculdades de seu próprio corpo, amplia-se a capacidade de perceber, atuar e interagir com o outro e com os objetos, o que é fundamental para a percepção do mundo. O desenvolvimento de habilidades motoras é potencializado por meio de brincadeiras e jogos coletivos, que também garantem boas atitudes sociais e de convivência em grupo.

Linguagens

"Na Escola, a linguagem é, ao mesmo tempo, um meio de comunicação e um objeto de aprendizagem." Bernard Schneuwly

 

O ensino da língua inglesa é mais um fator agregador do fazer educação com qualidade, pois estimula as crianças a desenvolverem um novo vocabulário com as ações do cotidiano. Sabe-se que, quanto mais cedo a criança entrar em contato com um novo idioma, maior será a facilidade do aprendizado.

 

Iniciação à língua Inglesa

Com professores especializados, as crianças a partir de 2 anos (Maternal II), terão contato com a língua inglesa por meio de jogos, brincadeiras, músicas, teatro, atividades manuais e aulas.

Projeto horta

O projeto horta tem como objetivo sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.


Objetivos Específicos: 


- Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
- Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
- Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo;
- Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido nas aulas praticadas na cozinha experimental;
- Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
- Estimular a criança a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
- Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
- Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.


O cultivo da horta é um valioso instrumento educativo no Galois. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado é um exercício de paciência e perseverança até que a natureza nos brinde com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos.

Cozinha Experimental

Cozinhar para alguns é diversão, para outros é dever, mas, para as crianças da Educação Infantil, lidar com o alimento pode significar as duas coisas. As aulas na cozinha experimental, que mais parecem um momento de brincadeira são na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem.

 

O projeto conta com a colaboração das professoras regentes de cada turma, junto ao estagiário escolar.

 

Os pequenos estudantes colocam a mão na massa e produzem grandes receitas, escolhidas pelas professoras de acordo com o assunto trabalhado em sala de aula.

 

A cozinha experimental faz parte do jeito diferente de ensinar! A prática envolve todo o colégio e é um sucesso entre as crianças!

Projeto literário

Ferramenta pedagógica que objetiva despertar e conservar nas crianças o gosto pela leitura, desenvolvendo competências como decodificação, compreensão, interpretação e retenção, além de resgatar o prazer pela leitura permitindo o incentivo ao desenvolvimento de diferentes habilidades da linguagem.