A junção da teoria à prática.

Escola da Inteligência (Educação Socioemocional)

A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. 

 

A partir do ano de 2019 a disciplina Educação Socioemocional fará parte da grade curricular do Ensino Fundamental. Será desenvolvido, durante todo o ano letivo, um programa de formação, que propõe o autoconhecimento e a valorização de si mesmo e do outro, contemplando os seguintes aspectos que formam a pessoa humana: físico, social, emocional, intelectual e espiritual.

 

 

Será uma aula semanal no período matutino e comporá o horário com as outras matérias. O material didático específico para essa disciplina está à venda.

 


Saiba mais: https://escoladainteligencia.com.br/

MindLab (6º e 7º ano)

 

Oferecido dentro da grade curricular para o 6º e 7º ano.


A proposta do Projeto “MenteInovadora” é ser um espaço, parte da grade curricular, de reflexão, discussão e entendimento dos processos cognitivos, sociais, emocionais e éticos, possibilitando às crianças e aos jovens identificar conexões entre diferentes e diversos campos do conhecimento, oportunizando a projeção e a transferência para as outras situações da vida.

Os jogos de raciocínio, na Metodologia do Projeto “MenteInovadora”, são recursos significativos, que proporcionam situações de simulação da vida, espaços lúdicos para enfrentar desafios, levantar hipóteses, desenvolver estratégias de pensamento e outras habilidades necessárias para a trajetória escolar e para a vida. A experiência do jogo de raciocínio é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades, ao propor situações de cooperação e competição, de vitória e derrota, de acerto ou falha, de lidar com as emoções. Assim, os jogos foram organizados a partir dos objetivos e das habilidades priorizados em cada ano.

Os métodos metacognitivos, na metodologia do Projeto “MenteInovadora”, são recursos norteadores e organizadores do pensamento e das ações, que podem ser utilizados nas mais diferentes situações da vida. Os métodos contribuem para o desenvolvimento de atitudes mais responsáveis e construídas por meio do raciocínio, o que implica em planejamento e tomada de decisões com mais qualidade. Esses métodos contribuem para o desenvolvimento das potências de aprendizagem, favorecendo a construção de ferramentas internas que contribuem no pensar sobre a própria ação, sobre o próprio pensamento e oportuniza o aprimoramento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

 
Como é trabalhado em sala de aula?

 
As aulas semanais trabalham aspectos éticos, cognitivos, sociais e emocionais por meio de três pilares: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e mediação da aprendizagem. Por meio da reprodução de situações cotidianas, os alunos entram em contato com conceitos básicos para desenvolver habilidades que serão utilizadas durante toda a vida.
Para o desenvolvimento dessa Metodologia, salienta-se a importância do professor mediador no processo de aprendizagem. Essa mediação caracteriza-se por uma interposição intencional e planejada do professor mediador, que, de forma consciente, coloca em prática ações didáticas, para que seja possível, a partir das situações vivenciadas nos jogos de raciocínio, a construção de novos conceitos, noções e significados, que serão utilizados, explorados e mobilizados em outras situações de aprendizagem, na vida familiar, escolar e social.


Na prática, a aula acontece em 4 momentos, explicitados a seguir:

1. Aprendizagem significativa: o professor contextualiza a aula (histórias ou atividades curtas);

2. Jogos de Raciocínio: professor apresenta um jogo e suas regras;

3. Mediação na aprendizagem: professor faz a mediação dos debates dos jogos, com perguntas e intervenções planejadas;

4. Transcendências: professor discute com os alunos a aplicação do que aprenderam.


Os jogos de raciocínio utilizados no Projeto estão distribuídos em Lições, as quais se dividem em aulas. Assim, cada jogo é trabalhado em um intervalo de duas a três aulas, de acordo com as lições propostas pelo material.


E no Galois como funciona?

 

Realizadas semanalmente, para os alunos do 6º e 7º ano, presentes dentro da grade curricular. As aulas do MindLab trabalham com combinação de sólidos conceitos pedagógicos e recursos que permitem uma experiência de aprendizagem única, a partir de jogos de raciocínio, por meio de métodos metacognitivos, aplicados pelo professor-mediador.

 

Material didático (uso do aluno)

 
Como parte do programa MindLab, no Mindzup.com.br o aluno entrará em uma divertida jornada na busca pelo conhecimento perdido em um universo repleto de seres animados, cenários fantasiosos e muito, muito aprendizado!

O aluno terá acesso a uma plataforma 100% nova e gamificada, que substituirá o Kit Aluno, com desafios diários que o ajudarão a desenvolver habilidades importantes para o dia a dia.

Além dos livros digitais, os “Manuais do Universo”, a plataforma gamificada promove o desenvolvimento diário de:
- Habilidades cognitivas e socioemocionais;

- Matemática;

- Linguagens;

- Ciências Humanas;

- Ciências da Natureza.

Para o primeiro acesso, o estudante precisará logar na plataforma com o código de ativação, efetuar o pagamento e finalizar o cadastro. Após efetivação bastará logar na plataforma e desfrutar de toda a experiência MindLab, de qualquer plataforma e em qualquer lugar.

A aquisição do Kit é obrigatória para todos os alunos. Algumas atividades só poderão ser realizadas com o uso desse material. Além disso, ele é individual e intransferível.


Mais informações: https://mindzup.com.br/

Orientação psicopedagógica para estudos

 

Um dos diferenciais no projeto pedagógico do Colégio Galois é a estrutura de apoio ao aluno, no que diz respeito à sua formação social e acadêmica. O Colégio Galois conta com um orientador educacional, cujo objetivo é garantir um diálogo permanente com os estudantes, estabelecendo metas que os permitam tornar-se corresponsáveis pela própria aprendizagem. A equipe educacional tem como diretriz responsabilizar-se pelos projetos que fomentam um convívio saudável e respeitoso, desenvolvendo nos alunos o reconhecimento do valor social nas regras de convivência. O desenvolvimento de habilidades e competências é acompanhado pelos educadores em diversas situações de aprendizagem que ultrapassam os limites da sala de aula, tais como projetos, plantões de dúvidas, monitorias, estudos pessoais e orientações de estudos. Esse acompanhamento visa ao desenvolvimento harmônico de todos os eixos contemplados no projeto pedagógico do Colégio.

 

O agendamento é feito direto com a orientadora ou psicóloga educacional.

Galois Resolve

 

Com o objetivo de aprofundar os estudos e o conhecimento trabalhado em sala, o Galois criou o programa Resolve. São aulas com foco exclusivo na resolução de exercícios com o próprio professor da disciplina. A participação é voluntaria, isto é, a presença nessas aulas vespertinas não é obrigatória, mas trata-se de uma oportunidade especial para aqueles que desejam continuar seu aprofundamento nos estudos, realizando exercícios elaborados pelos próprios professores, no nível de excelência trabalhado em provas.

 

O Resolve conta com exercícios elaborados de acordo com o andamento do conteúdo do ano letivo, sendo mais um dos instrumentos criados pelo Galois para aqueles que buscam elucidar eventuais dúvidas e ir além do que é apresentado em sala. É o momento em que o professor pode ter um contato ainda mais próximo com o estudante, detectando suas dificuldades e atendendo-o individualmente.

 

Terça-feira

 

Produção de texto
Professor Pedro Galas
Horário: 14h às 17h15

Geografia (6º ao 8º ano)
Professor Clé
Horário: 14h às 17h15

Geografia (9º ano)
Professor Edinho
Horário: 14h às 17h15

Matemática
Professor Pedro Nakamura
Horário: 14h às 17h15

História
Professora Karol
Horário: 14h às 17h15

 

Quinta-feira

 

Ciências
Professoras Francine, Renata e Marianna
Horário: 14h às 17h15

Gramática
Horário: 14h às 17h15 

Monitoria de Redação

 

Auxiliar os estudantes do 6º ao 9º ano em suas produções textuais, pela Equipe de Língua Portuguesa.

Correção, comentário e indicações de melhorias da produção textual.

 

Informações

Horário: 14h às 18h
Dias: segunda a sexta-feira
Local: sala de redação
- Agendamento feito na biblioteca

 

Atendimento individual
Duração: 10 minutos

 

Regras:


- É obrigatório para todos os estudantes
- É obrigatório o uso devido do uniforme;
- É obrigatório a produção no bloco de redação;
- Não serão feitas redações em folhas soltas ou cadernos;
- Caso a perda do bloco, o aluno deverá providenciar uma cópia do bloco original e encaderná-las;
- Se por ventura o aluno não poder comparecer no horário agendado, o aluno deverá desmarcar diretamente no balcão com antecedência. Se a falta não for comunicada, o aluno perderá 1 ponto na nota final de conceito na etapa;
- Não será permitido desmarcar por telefone.

Clube de Ciências

 

O Clube de Ciências é um ambiente estratégico reservado para estudo, discussão, compartilhamento e execução de projetos voltados para a ciência e guiados pela curiosidade dos estudantes envolvidos, sob a supervisão do professor.

 

As atividades produzidas consistem em práticas laboratoriais investigativas por meio de experimentação praticada pelos alunos, que acontecem no Laboratório de Ciências do Colégio Galois e no Learning Space. Os recursos utilizados são os materiais já dispostos no Laboratório, salvo quando, em casos excepcionais, o professor-orientador traz ou solicita materiais extras, como garrafas PET e óleo usado.

 

Para 2019 os projetos serão desenvolvidos de acordo com o tema proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os projetos serão expostos na Feira de Ciências.

 

Informações

Dias: sextas-feiras
Horário: 14h45 às 16h30
Local: Laboratório de Ciências, 601 Sul

OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática)

 

 

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

 

Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o IMPA, elaborou um projeto que visa interferir decisivamente na melhoria do ensino de Matemática em nosso país estimulando alunos e professores a um desenvolvimento maior propiciado pelas condições que atualmente podemos oferecer: a realização da OBM.

 

- O Galois oferece aulas extras, no contraturno, aos estudantes que tem interesse em participar das Olimpíadas de Matemática, visando um melhor preparo para as provas.

 

Nível 1 (6º e 7º anos)

Dias: Quartas-feiras

Horário: 15h às 16h30

Professor: Gabriel Lott

 

Nível 2 (8º e 9º anos)

Dias: Quintas-feiras

Horário: 14h15 às 15h45

Professor: Rodrigo Vaz

 

PROVA NÍVEL 1 e 2

A prova será realizada em uma única fase

Calendário disponível em breve.

 

Mais informações: http://www.obm.org.br/

Robótica

Iniciante e Competição

 

A Robótica é uma forte ferramenta no aprendizado dos alunos, pois aperfeiçoa o raciocínio lógico e a capacidade de concentração, despertar o espírito de trabalho em equipe e desenvolve plataformas para o futuro da humanidade. As aulas são ministradas pelo prof. Rodrigo Carvalho, engenheiro de Controle e Automação, que tem ampla experiência na área.

 

ENSINO FUNDAMENTAL II

Aulas

Ano Escolar

Dias da Semana

Horários 
Iniciante 6º ano Sextas-feiras 16h15 às 17h45 
Competição Maker 7º ao 9º ano Quartas-feiras  14h às 16h
Competição Lego 7º ao 9º ano Quartas-feiras 16h15 às 18h15

 

 

Iniciante

É indicada para alunos que desejam iniciar os estudos de robótica e têm interesse em trabalhar com circuitos eletrônicos, placas de prototipagem (Arduíno), projetos de estruturas mecânicas e robótica com Lego. As atividades vão além da criação de simples robôs.

 

Para alunos do 6º ano
Dia da semana: sexta-feira
Horário: 16h15 às 17h45
Investimento: R$ 330,00

 

Competição Maker

É indicada para alunos interessados em participar de competições de robótica utilizando placa de prototipagem (Arduíno) e circuitos eletrônicos. As aulas são voltadas para a montagem de robôs que serão apresentados na OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica). Essa turma trabalha com o kit Maker Robotics Competition, ideal para construção de robôs com foco em competições, além do uso da impressora 3D.

 

Para alunos do 7º ao 9º ano
Dia da semana: quarta-feira
Horário: 14h às 16h
Investimento: R$ 470,00

 

Competição Lego

É indicada para alunos do 7º ao 9º ano que já tiveram contato com robótica. Trabalharão com o kit Lego e terão como foco a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) no primeiro semestre e, posteriormente, outras competições de robótica que vierem a acontecer em 2019. Na plataforma Lego, o enfoque são os robôs de maior complexidade estrutural, para facilitar a participação em competições.

 

Para alunos do 7º ao 9º ano
Dia da semana: quarta-feira
Horário: 16h15 às 18h15
Investimento: R$ 330,00

 

O aluno terá 1 (uma) aula por semana, no dia e horário da turma em que estiver matriculado. A cada horário, serão 3 equipes com 4 alunos cada uma. Os materiais serão fornecidos pelo próprio Colégio.   

 

VAGAS LIMITADAS. MATRÍCULAS POR ORDEM DE CHEGADA.




F1 in Schools

 

O F1 in Schools é um programa educacional de empreendedorismo no formato de uma competição que reproduz os desafios da corrida de Fórmula 1. Os jovens são desafiados a criar uma empresa que funcionará como uma escuderia e irão utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de Fórmula 1. O programa trabalha com as disciplinas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, além de designer e marketing.

 

O programa F1 in Schools é operado no Brasil pela Associação Projetando o Futuro e implementado pela ZOOM education for life. É destinado para os jovens do 6º ao 9º ano, e todos os encontros são ministrados em inglês.

 

O Colégio Galois, em parceria com a ZOOM education for life, lançou o programa formando, inicialmente duas equipes de 6 alunos cada, a fim de embarcar nesta aventura e aprendizado.

 

Para participar é necessário fazer a inscrição (julho de 2019) e participar do processo avaliativo, onde serão selecionados apenas 12 alunos.

 

Dias: sábados
Horário: 13 horas

 

Os encontros são agendados de acordo com a disponibilidade da equipe. As reuniões presenciais para acompanhamento do projeto ou treinamento específico acontecem entre 1 a 2 vezes por semana.

Galois Esportes | Sportsclub

 

Em 2018, o Sportsclub chega ao Galois gerenciando o Galois Esportes com uma gama de atividades extracurriculares. Os objetivos principais dessa parceria, além da iniciação no mundo esportivo, são a complementação do ensino e o enriquecimento da vivência acadêmica, favorecendo o processo de formação do estudante e melhorando seu desempenho em sala de aula. Tudo por meio do esporte.

 

Levando em conta a comodidade dos pais e alunos, todas as atividades são realizadas dentro do ambiente escolar, evitando o deslocamento e favorecendo o conforto e a segurança. As atividades são desenvolvidas de forma lúdica e prazerosamente, com professores específicos para cada modalidade. Escolha a sua:

 

• Futsal
• Vôlei
• Basquete
• Street Dance
• Judô
• Tênis de mesa
• Hoop Dance
 

Os alunos do Ensino Médio que optarem por uma modalidade do Galois Esportes serão liberados da Educação Física curricular. Os que preferirem fazer a Educação Física oferecida na grade curricular poderão fazer apenas uma modalidade do Galois Esportes, paga separadamente.

 

PONTOS POSITIVOS GERAIS DE UM ESPORTE REGULAR

• Concentração nos estudos;
• Alivia o estresse;
• Ajuda no trabalho em equipe;
• Previne a obesidade infantil;
• Ensina a lidar com os riscos;
• Estimula a autonomia;
• Mostra novas saídas;
• Mostra que nada é garantido;
• Mostra a importância de partilhar;
• Estimula a capacidade cognitiva;
• Aprimora as competências;
• Melhora as habilidades motoras;
• Melhora a qualidade de vida;
• Prepara para a vitória e para a derrota.

 

SEXTAS ESPORTIVAS

 

Uma modalidade diferente toda sexta-feira será lançada. Professores e atletas serão convidados para aplicar a modalidade em questão. Para participar da aula será necessário a inscrição no valor de R$20,00 para alunos do Galois Esportes e R$30,00 para os alunos Galois. O pagamento será feito no dia da aula.

Modalidades:  Futsal, Vôlei, Basquete, Futebol Americano, Street Dance, Aulão de aeróbica, Mega dodgeball, Handball, Hula Hoop

 

VALORES

Obs: As aulas irão até novembro. O calendário do Galois Esportes seguirá o calendário escolar.


• Matrícula: R$150,00 (exceto o basquete: R$200,00)
O valor da matrícula inclui o uniforme.
• Mensalidade: R$ 200,00

 

HORÁRIOS

 

Horário

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

14h às 14h55   Futsal   Futsal Sextas Esportivas
14h às 14h55 Street Dance Street Dance Street Dance Street Dance Sextas Esportivas
15h às 15h55 Street Dance Street Dance Street Dance Street Dance Sextas Esportivas
15h às 15h55   Tênis de Mesa   Tênis de Mesa Sextas Esportivas
15h às 15h55  

Basquete

(6º ao 8º ano)

 

Basquete

(6º ao 8º ano)

Sextas Esportivas
16h às 16h55 Futsal

Basquete

(9º ano e Ensino Médio)

Futsal

Basquete

(9º ano e Ensino Médio)

Sextas Esportivas
16h às 16h55 Hoop Dance   Hoop Dance   Sextas Esportivas
16h às 16h55 Judô   Judô   Sextas Esportivas
17h às 17h55 Judô Vôlei Judô Vôlei  Sextas Esportivas

 

INSCRIÇÕES 

Clique aqui e inscreva-se!

 

AGENDE SUA AULA EXPERIMENTAL!

 

INFORMAÇÕES

Mais informações, envie um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ligue (61) 98179-1079 - Whatsapp

 

Casa Thomas Jefferson

 

A Casa Thomas Jefferson, um centro binacional sem fins lucrativos, tem como principal objetivo oferecer aos seus alunos a excelência no ensino da língua inglesa em um mundo globalizado, onde o inglês é a língua franca entre os povos.

 

Em parceria, firmada desde 2008, a Casa Thomas Jefferson traz para dentro do Galois os cursos no mesmo formato que são ministrados nas filiais da Casa Thomas Jefferson e com os mesmos seletos professores, garantindo aos pais comodidade e tranquilidade.

 

Para maiores informações, procure a secretaria da Thomas no Colégio Galois ou em qualquer de uma das unidades Thomas e visite o site: thomas.org.br.

 

Teens

Para alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental II
Dias: Quartas e Sextas
Horário: 16h30 às 18h
Local: Salas de aula do Ensino Fundamental

Viagens Pedagógicas

 

As viagens pedagógicas são ferramentas didáticas que desenvolvem o aprendizado e produção de conhecimento, por meio das saídas de campo. Nas viagens, o aluno interage com o ambiente, agregando ao processo educativo experiências práticas e princípios básicos de cidadania.

 

Em todas as viagens os estudantes estarão acompanhados pela Equipe RELP, integrando Recreação / Educação / Liderança / Proteção gerando mais segurança e qualidade nos serviços apresentados.

 

GOIÂNIA E CIDADE DE GOIÁS - 6º ANO

Data:  24 a 26 de maio
Empresa: Relp Turismo
Pacote inclui: transporte em ônibus executivo; hospedagem (2 diárias); refeições; city tour histórico com guia local e ingressos; seguro de viagem.  

 

SAMPA CULTURAL - 7º ANO

Data:  9 a 11 de agosto
Empresa: Relp Turismo
Pacote inclui: passagem aérea; transporte em ônibus executivo; hospedagem; refeições; visitas guiadas; seguro de viagem.  

 

CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS - 8º ANO

Data:  23 a 26 de maio
Empresa: Relp Turismo
Pacote inclui: passagem aérea; transporte em ônibus executivo; hospedagem; refeições; visitas guiadas e ingressos; seguro de viagem.