Oferecido dentro da grade curricular para o 6º e 7º ano.


A proposta do Projeto “MenteInovadora” é ser um espaço, parte da grade curricular, de reflexão, discussão e entendimento dos processos cognitivos, sociais, emocionais e éticos, possibilitando às crianças e aos jovens identificar conexões entre diferentes e diversos campos do conhecimento, oportunizando a projeção e a transferência para as outras situações da vida.

Os jogos de raciocínio, na Metodologia do Projeto “MenteInovadora”, são recursos significativos, que proporcionam situações de simulação da vida, espaços lúdicos para enfrentar desafios, levantar hipóteses, desenvolver estratégias de pensamento e outras habilidades necessárias para a trajetória escolar e para a vida. A experiência do jogo de raciocínio é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades, ao propor situações de cooperação e competição, de vitória e derrota, de acerto ou falha, de lidar com as emoções. Assim, os jogos foram organizados a partir dos objetivos e das habilidades priorizados em cada ano.

Os métodos metacognitivos, na metodologia do Projeto “MenteInovadora”, são recursos norteadores e organizadores do pensamento e das ações, que podem ser utilizados nas mais diferentes situações da vida. Os métodos contribuem para o desenvolvimento de atitudes mais responsáveis e construídas por meio do raciocínio, o que implica em planejamento e tomada de decisões com mais qualidade. Esses métodos contribuem para o desenvolvimento das potências de aprendizagem, favorecendo a construção de ferramentas internas que contribuem no pensar sobre a própria ação, sobre o próprio pensamento e oportuniza o aprimoramento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas.

 
Como é trabalhado em sala de aula?

 
As aulas semanais trabalham aspectos éticos, cognitivos, sociais e emocionais por meio de três pilares: jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e mediação da aprendizagem. Por meio da reprodução de situações cotidianas, os alunos entram em contato com conceitos básicos para desenvolver habilidades que serão utilizadas durante toda a vida.
Para o desenvolvimento dessa Metodologia, salienta-se a importância do professor mediador no processo de aprendizagem. Essa mediação caracteriza-se por uma interposição intencional e planejada do professor mediador, que, de forma consciente, coloca em prática ações didáticas, para que seja possível, a partir das situações vivenciadas nos jogos de raciocínio, a construção de novos conceitos, noções e significados, que serão utilizados, explorados e mobilizados em outras situações de aprendizagem, na vida familiar, escolar e social.


Na prática, a aula acontece em 4 momentos, explicitados a seguir:

1. Aprendizagem significativa: o professor contextualiza a aula (histórias ou atividades curtas);

2. Jogos de Raciocínio: professor apresenta um jogo e suas regras;

3. Mediação na aprendizagem: professor faz a mediação dos debates dos jogos, com perguntas e intervenções planejadas;

4. Transcendências: professor discute com os alunos a aplicação do que aprenderam.


Os jogos de raciocínio utilizados no Projeto estão distribuídos em Lições, as quais se dividem em aulas. Assim, cada jogo é trabalhado em um intervalo de duas a três aulas, de acordo com as lições propostas pelo material.


E no Galois como funciona?

 

Realizadas semanalmente, para os alunos do 6º e 7º ano, presentes dentro da grade curricular. As aulas do MindLab trabalham com combinação de sólidos conceitos pedagógicos e recursos que permitem uma experiência de aprendizagem única, a partir de jogos de raciocínio, por meio de métodos metacognitivos, aplicados pelo professor-mediador.

 

Material didático (uso do aluno)

 
Como parte do programa MindLab, no Mindzup.com.br o aluno entrará em uma divertida jornada na busca pelo conhecimento perdido em um universo repleto de seres animados, cenários fantasiosos e muito, muito aprendizado!

O aluno terá acesso a uma plataforma 100% nova e gamificada, que substituirá o Kit Aluno, com desafios diários que o ajudarão a desenvolver habilidades importantes para o dia a dia.

Além dos livros digitais, os “Manuais do Universo”, a plataforma gamificada promove o desenvolvimento diário de:
- Habilidades cognitivas e socioemocionais;

- Matemática;

- Linguagens;

- Ciências Humanas;

- Ciências da Natureza.

Para o primeiro acesso, o estudante precisará logar na plataforma com o código de ativação, efetuar o pagamento e finalizar o cadastro. Após efetivação bastará logar na plataforma e desfrutar de toda a experiência MindLab, de qualquer plataforma e em qualquer lugar.

A aquisição do Kit é obrigatória para todos os alunos. Algumas atividades só poderão ser realizadas com o uso desse material. Além disso, ele é individual e intransferível.

Este vídeo <https://mindzup.com.br/tutorial-mi-2/> apresenta a plataforma, com dicas de cadastro e navegação.


Mais informações: https://mindzup.com.br/